Sentimentos de superação e alegria marcaram a cerimônia, que ocorreu nesta quarta-feira, dia 11 de agosto

João Cláudio

Sentimentos de superação e alegria marcaram a cerimônia de diplomação do curso técnico de segurança do trabalho do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizado em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina. O ato simboliza a conclusão do curso, além de certificar que o estudante recebeu todos os conhecimentos exigidos para atuação profissional.

Foram entregues os diplomas para 9 estudantes. O curso iniciou em 2019, com carga horária de 1300 horas. A solenidade, realizada na última quarta-feira (11), contou com a participação do secretário Hernandes Ortiz, do gerente do SENAI/Região Sul, Rogério Oliveira de Mattos, as instrutoras Mileny de Lima Santos e Daiane Galvão, as coordenadoras Edna Márcia Soncini Pontes (pedagógica) e Leiliane Belmonte, além de professores, técnicos, amigos e familiares dos formandos.

Hernandes Ortiz destacou a superação e alegria dos formandos pela conquista. “A turma começou com 27 alunos, mas somente 9 concluíram o curso. Esses jovens mostraram que estão com vontade de vencer, de buscar o aprendizado. Estamos felizes por ter o Senai como parceiro do governo de Nova Andradina, pois eles investem na capacitação e na melhoria da vida das pessoas, através da educação. Sem dúvida, esta é a porta principal para o jovem trabalhador, que busca um espaço no mercado de trabalho’, frisou o titular da secretaria municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado.

A formanda Daniela Alves expressou seu reconhecimento a todos que, de alguma forma, contribuíram para a sua jornada vitoriosa. “Gostaria de agradecer a equipe do Senai pelo aprendizado e conhecimento que tive no curso técnico em segurança do trabalho, mostrando-nos possibilidades de crescimento e experiência em nossa trajetória. Hoje é dia de compartilhar este momento com meus familiares e com todos que me deram força para chegar até aqui”, declarou.

O gerente do SENAI/Região Sul, Rogério Oliveira de Mattos disse que a instituição se sente orgulhosa de ter sido escolhida pelos formandos e também pelos novos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho, com muito conhecimento e qualidade nas informações. Para ele, o mercado de trabalho para os novos profissionais é muito promissor.

“A procura pela profissão só tem a crescer e o mercado de trabalho está bastante favorável, uma vez que os técnicos em segurança do trabalho podem atuar em estabelecimentos comerciais públicos e privados, indústrias, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança, além de sindicatos e entidades de classe”.

A parceria com a prefeitura permanece com a cedência do prédio localizado na Avenida Ivinhema, onde são realizados os cursos da Agência SENAI de Nova Andradina.

Mais sobre o curso

O Técnico em Segurança do Trabalho, juntamente com os empregadores e empregados são responsáveis pela prevenção de acidentes, promoção da saúde e preservação do meio ambiente. Além disso, o Técnico em Segurança do Trabalho auxilia o empregador e demais trabalhadores no cumprimento das normas de segurança e saúde e, nos casos de acidentes, analisa e investiga as causas na busca de eliminar os riscos.

Matriculas abertas

O curso está novamente com matrículas abertas para iniciar as aulas até o final de Agosto.