Prefeito consultou lideranças e diversos setores sociais e levou ao Governo do Estado o veto da sociedade local à construção de unidade prisional

O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, posicionou-se contrário ao termo de pactuação do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Governo do Estado, que inclui o município de Nova Andradina, no projeto de expansão do sistema penitenciário do Estado.

Em conversa por telefone com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, o chefe do Executivo Municipal relatou que não é demanda local a construção de presídio em Nova Andradina, indicada entre as cidades que estariam inseridas na pactuação entre Estado e União, que prevê a construção de quatro unidades prisionais no MS.

Gilberto Garcia relatou a garantia do secretário de Estado em cancelar a construção do presídio no município, após compartilhar sua negativa ao projeto. Videira explicou que os recursos serão redirecionados para a ampliação das unidades prisionais existentes na Capital Campo Grande.

"Conversei com o Dr. Antônio Carlos Videira e repassei a ele o descontentamento da comunidade com a possibilidade de receber mais uma unidade penal, além da que já temos na nossa área urbana. Após consulta aos nossos vereadores, empresários, membros do Conselho Comunitário de Segurança, prestadores de serviços e forças de segurança pública, concluímos que Nova Andradina não concorda com a construção desta unidade prisional", disse o prefeito.

Conforme acordo assinado por Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, com o governador de MS, Eduardo Riedel, estão pactuados repasses financeiros para o Estado, que deverão somar R$ 200 milhões até o fim de 2023.