Iniciativa do Sindicato Rural de Nova Andradina, a Exponantec — Exposição Agropecuária de Nova Andradina — Feira Técnica, acontece entre hoje, quinta-feira (13), até 15 de abril.

O prefeito de Nova Andradina Gilberto, juntamente com o secretário de Estado de Governo, Pedro Arlei Caravina e do Chefe de Gabinete do governador, Luiz Otávio Chiarello, participaram da solenidade de abertura da Exponantec - Exposição Agropecuária de Nova Andradina — Feira Técnica, organizada pelo Sindicato Rural.

Além de Caravina, que no ato representou o governador Eduardo Riedel, e do prefeito Gilberto Garcia, a mesa de autoridades contou com o presidente do Sindicato Rural, Marcus Vinicius Godoy Garcia, do vereador Arion Aislan, do comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar, José Roberto de Souza e do comandante do Policiamento Rural, Gilberto Gilmar Santana.

Vitrine da principal praça do agronegócio do Vale do Ivinhema, a Exponantec conta com uma grande estrutura montada junto ao Tatersal de Leilões do Sindicato Rural, com exposições de inúmeros serviços, o objetivo da Feira é encurtar a distância entre a tecnologia e o produtor rural, abrindo a oportunidade para que produtores rurais da região e empresas privadas e públicas ampliem ações e negócios.

A Exponantec também visa proporcionar um fórum para intercâmbio de ideias e experiências sobre os assuntos que afetam o mercado agrícola e pecuário. Segundo o presidente do Sindicato Rural, além de negócios o objetivo da Exponantec é promover qualificação e para isso trará palestras para produtores rurais, profissionais e acadêmicos do segmento rural.

"O evento é resultado do anseio do segmento empresarial e produtores rurais, sendo aqui um embrião para que novas feiras aconteçam nos próximos anos, oferecendo maior estrutura. Agradeço aos parceiros de empresas e do meio acadêmico, às entidades financeiras, aos governos do Estado e do Município, para iniciemos esta nova etapa da história do nosso agronegócio local", disse Marcus Vinicius Godoy Garcia Júnior.

A iniciativa da Feira Tecnológica, elogiada pelo prefeito Gilberto Garcia, acontece num cenário de expansão da agropecuária na região, a exemplo da safra estadual de 2020/2021, quando Nova Andradina figurou como o segundo município em ampliar sua área plantada, com 12 mil hectares, perdendo apenas para Ponta Porã, com 15 mil hectares, fato destacado pelo prefeito Gilberto Garcia, ao falar do crescimento do agronegócio nova-andradinense.

"Estamos vivendo um momento muito bom na economia local. Crescemos em área plantada em grãos e nossos negócios cada vez mais ampliados. A iniciativa da Exponantec tem de ser parabenizada pois não é tarefa fácil reunir todos estes colaboradores num evento como esse", reconhece o prefeito.

Falando em nome do governador, Caravina elencou as ações do Governo do Estado em Nova Andradina, parabenizou o evento e colocou-se a disposição dos atores que mobilizam a agropecuária, motor da economia nova-andradinense. "O governador Riedel, que é um produtor rural, é parceiro das demandas do agronegócio, porque sabe da importância do setor para o MS e para o Brasil. Aqui em Nova Andradina, entregaremos duas viaturas para a realização de patrulhas rurais, para que a nossa Polícia Militar faça a cobertura da zona rural, oferecendo segurança no campo", destacou o secretário de Estado.

Realizada pelo Sindicato Rural de Nova Andradina, a Feira conta com o patrocínio da Famasul, da Energética Santa Helena, além do apoio do Governo Municipal, do Sicredi Credivale, da Agraer e do Governo do Estado. A organização da Exponantec é de responsabilidade da Sato Comunicação.