Pavimentação da MS-473 até o IFMS, recuperação de ruas e avenidas de Nova Andradina e pavimentação de ruas em Nova Casa Verde fizeram parte das reivindicações.

Foto: João Cláudio

Com o objetivo identificar prioridades e transformá-las em planejamento e investimento, o governador de MS, Reinaldo Azambuja instituiu o Programa Governo Presente, aproximando os órgãos governamentais da esfera estadual junto aos municípios e suas lideranças.

Nesta semana, o Governo Presente está atendendo a região sul do Estado, reunindo gestores municipais na cidade de Dourados. Aproveitando a oportunidade, o prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, acompanhado de uma comitiva de vereadores e secretários municipais, entregou nesta sexta-feira (22) reivindicações ao governador Reinaldo Azambuja.

Juntamente com o prefeito, Nova Andradina foi representada pelo presidente da Câmara Municipal, Amarelinho; a vereadora Joana Darc Bono Garcia; os vereadores, Robertinho Pereira, Ricardo Lima, Mário Ferreira de Oliveira, Sandro Roberto Hoici, Edeildo Gonçalves dos Santos, Quemuel de Alencar Florentino Airton de Castro Pereira, João Luiz Saltor Dan, Wilson Almeida da Silva e Antonio Tomaz de Souza; secretários municipais Hernandez Ortiz (Desenvolvimento), Fábio Zanata (Educação), Emerson Nantes (Finanças) e Júlio Castro (Infraestrutura); e o diretor do Hospital Regional, Norbeto Fabri.

Foto: João Cláudio

Estamos saindo daqui com a alma lavada. O governador Reinaldo Azambuja sempre foi parceiro de Nova Andradina, mas as demandas são grandes e nós sempre precisamos de mais e essa reunião foi fundamental”, comemorou Gilberto Garcia.

O prefeito avaliou que o Governo Presente é “uma jogada de craque” por permitir um atendimento diferenciado. Por meio do programa, o Governo de Mato Grosso do Sul leva toda a estrutura do gabinete e os secretários para o interior, onde Reinaldo Azambuja recebe as demandas dos municípios. Com base nas audiências, o Estado faz um raio-x das necessidades da população de Mato Grosso do Sul e desenha um planejamento de obras e ações para os próximos três anos.

Foto: João Cláudio

Reivindicações e resultados da audiência

O Governador Reinaldo Azambuja garantiu o atendimento de quatro solicitações de obras para Nova Andradina: a pavimentação da MS-473 até o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), anunciando que a licitação será aberta nos próximos dias; R$ 4,2 milhões para reformar a pavimentação asfáltica ruas e avenidas; R$ 1,3 milhão em pavimentação no distrito de Nova Casa Verde; e construção de 12 pontes de concreto, em substituição às pontes de madeira em estradas rurais que transitam veículos pesados.

A proposta de construção da sede do Corpo de Bombeiros em Nova Casa Verde, com investimento de R$ 500 mil, também será atendida. Entretanto, nesta obra, o governador do Estado solicitou que as lideranças locais, especialmente os vereadores, reivindiquem parcerias junto aos deputados estaduais e federais, para que incluam emendas parlamentares ao orçamento, para que o projeto seja 100% atendido.

Participação de lideranças políticas e secretários de Estado

Dentre as lideranças políticas, secretários de Estado, diretores de órgãos e autarquias estaduais, participaram da agenda o deputado federal Beto Pereira; presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; deputados Barbosinha, Londres Machado e Professor Rinaldo; os secretários de Estado Sérgio de Paula (Articulação Política), Maria Cecília Amendola da Motta (Educação), Jaime Verruck (Semagro), Geraldo Resende (Saúde) e Roberto Hashioka (Administração e Desburocratização); e os adjuntos Flávio Cesar (Segov), C. Barbosa (Sejusp) e Luis Roberto (Seinfra). Estiveram também presentes, os diretores-presidentes da Sanesul, Walter Carneiro Junior; da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopes; e do Detran, Luis Rocha; primeira-dama Pastora.