A reativação do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul (Conseleite) é uma das reivindicações dos produtores

O prefeito Gilberto Garcia se reuniu com representantes dos produtores de leite dos assentamentos de Nova Andradina e vereadores para tratar sobre o impasse relativo ao preço do leite que vem sendo pago aos pequenos proprietários rurais.

A maior reivindicação é a reativação do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleite) em Mato Grosso do Sul, responsável pela elaboração de parâmetros considerados pelo mercado para estabelecer o valor final do leite a ser pago ao produtor.

Segundo os produtores, o Conseleite era custeado pelo governo do Estado e buscava soluções conjuntas entre produtores rurais e indústria, para problemas comuns do setor lácteo sul-mato-grossense.

Uma das atribuições do Conseleite sempre foi a adoção dos preços de referência para representar um valor justo para a remuneração da matéria-prima leite, tanto para os produtores rurais quanto para as indústrias, levando em consideração o volume e a qualidade da matéria-prima. No entanto, o Conselho está desativado.

Com um dos articuladores desta reunião, o vereador João Dan afirmou que a união de forças entre os poderes legislativo, executivo e produtores é fundamental para a resolução deste impasse. “O que segura o pequeno produtor nos assentamentos é o leite. Precisamos de algo que os ampare, para que suas famílias possam sobreviver com dignidade. Com a força política junto aos deputados e ao governador, podemos dar um grande passo para resolver essa situação”, defendeu o edil.

O legislativo municipal também esteve representado pelo seu presidente, Leandro Fedossi, as vereadoras Cida Valdez, Gabriela Delgado e Marcia Lobo, o líder o prefeito na Câmara, Fábio Zanata, além dos vereadores Josenildo Ceará, Alemão da Semente e Deildo Pscineiro.

Depois de ouvir as demandas dos produtores e as sugestões dos vereadores, Gilberto Garcia assumiu o compromisso de marcar uma agenda junto ao secretário Riedel e secretário de agricultura, Jaime Verruk, para discutirem essa temática.

A reunião deve acontecer na próxima segunda-feira, dia 22 de novembro, em Bataguassu, onde os secretários estaduais estarão cumprindo agenda governamental. O prefeito Gilberto disse ainda que irá disponibilizar um ônibus para o transporte dos produtores e estará presente, juntamente com os vereadores, defendendo o interesse dos produtores e das famílias nova-andradinenses.