Na manhã da última quarta-feira (26), munícipes vinculados ao programa Lote Urbanizado participaram do sorteio de seus novos endereços: bairro, quadra e lote da moradia foram escolhidos aleatoriamente por meio de urnas com os dados, no Centro de Convenções. Houve também palestra sobre o programa habitacional e roda de perguntas, mediada por Flávia Cristina Ângelo, analista de programas habitacionais do Estado.
O programa Lote Urbanizado é uma iniciativa do município e governo do Estado, onde a prefeitura disponibiliza o terreno, bem como toda a estrutura do bairro. Em contrapartida, o Estado prepara toda a fundação do imóvel, rede de esgoto e a primeira fiada de alvenaria, além de oferecer financiamento com taxas reduzidas para a compra do telhado, onde o contemplado poderá dar início ao pagamento apenas 2 anos depois da compra, sendo possível parcelar este investimento em mais de 50 vezes, resultando em parcelas inferiores a R$ 100.
Voltado à população de baixa renda, o programa já contemplou diversos cidadãos Nova-andradinenses. Além das 60 famílias que foram sorteadas no dia 26, outras 48 já receberam anteriormente seus novos endereços. Maciel Azevedo, participante do programa, discursou na cerimônia: “Sou pedreiro há muitos anos. Trabalhando por tanto tempo nessa área, construí diversas casas, mas sempre me perguntei quando iria edificar a minha. Finalmente irei conquistar a minha casa própria. Minha mensagem é: acreditem e não desistam de seus sonhos!”, disse Maciel, emocionado.
Gilberto Garcia, presente no evento juntamente com o presidente da câmara, vereadores, secretários de infraestrutura, educação, administração e finanças, funcionários da Agehab e Agehnova e o representante do governo do Estado, fez também o uso da palavra: “Sei o quanto vocês estão felizes neste momento tão importante, mas saibam que essa conquista é recíproca. Oportunizar, em parceria com o governo do Estado, moradias dignas à nossa população é extremamente gratificante”, relatou o chefe do Executivo.