Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Outro número que você pode entrar em contato é do posto de coleta (67) 981292146.

Cb image default
Divulgação

Os moradores de Nova Andradina que ainda não receberam a visita de um recenseador já podem ligar para o número 137 e agendar uma entrevista. A ligação é gratuita e pode ser realizada todos os dias, das 8h às 21h30, horário oficial de Brasília. O canal de atendimento estará disponível até o fim de janeiro.

Quem ligar para o número 137 responderá a algumas perguntas que visam a identificar se, de fato, nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa. Os atendentes verificarão as informações pessoais, como: telefone, e-mail, endereço, nome do informante e ponto de referência. O sigilo de todas as informações prestadas é garantido por lei.

Caso haja a confirmação de que nenhum recenseador tenha visitado o domicílio em questão, uma visita presencial será agendada, pois o IBGE precisa georreferenciar e associar o endereço em seu banco de dados.

O Disque-Censo marca o fim da primeira etapa da coleta do Censo 2022, quando se percorre todo o território dos municípios do estado. Concluída essa primeira fase, é iniciada a segunda etapa, que consiste no refinamento do trabalho de coleta. Nela, o IBGE trabalha na recuperação das unidades domiciliares que foram registradas com moradores ausentes e com aquelas onde os moradores se recusaram a responder ao Censo.

A partir desse processo, será possível realizar o recenseamento das pessoas não registradas e, com isso, reduzir ao máximo o nível de não resposta dos questionários. É nesta 2ª etapa que também se realizam procedimentos de correção e identificação de falhas de cobertura.

Quem ligar para o número 137 responderá a algumas perguntas que visam a identificar se, de fato, nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa. Outro número que você pode entrar em contato é do posto de coleta; (67) 981292146.

A ligação é gratuita e pode ser realizada todos os dias, das 8h às 21h30, horário oficial de Brasília;

Aqui em Nova Andradina, até o momento, responderam o questionário, 52.221 munícipes.

Importância de responder ao Censo

O Censo Demográfico é uma pesquisa que ocorre em todos os municípios do país, com o objetivo de coletar dados que permitem traçar um retrato da população. Trata-se de uma pesquisa que produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

É garantido por lei o sigilo de todas as informações prestadas. Os dados são usados apenas para fins estatísticos, não podendo servir como prova em processo administrativo, fiscal e judicial, ou para qualquer outra finalidade.

Há dois tipos de questionário. O sistema de coleta aleatoriamente seleciona quais domicílios responderão ao questionário simples e quais responderão ao questionário completo. Em 90% dos domicílios será aplicado o questionário básico, que demanda, aproximadamente, 6 min para ser respondido. Já os outros 10% responderão ao questionário completo, que leva, em média, 16 min.

Os recenseadores podem ser identificados pelo colete do IBGE, crachá e boné do censo. O crachá apresenta os dados do profissional e tem um QR-Code que pode ser lido com o celular. Para verificar se a pessoa realmente é do IBGE, o morador também pode entrar no site do instituto (www.ibge.gov.br). Basta preencher o campo do pop-up com o CPF, RG ou matrícula do servidor. Aparecerá a identificação e a foto, que pode ser comparada com a pessoa que está visitando o domicílio.

Também não é necessário que o recenseador entre no domicílio, visto que o morador pode responder ao questionário do portão, por exemplo.

Para mais informações só acessar o site: https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html