Secretaria de Cidadania e Assistência Social do município também esteve representada neste evento, promovido pelo Sebrae, através do programa Cidade Empreendedora

A primeira-dama de Nova Andradina, Joana Darc Bono Garcia, e as representantes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social do município, Ana Kelly Clemente (subsecretária) e Natalia Leite (gerente de proteção básica) participaram nesta sexta-feira (18) do primeiro Encontro de Primeiras-damas e Secretárias de Assistência Social dos municípios, que integram o programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada atualmente em parceria com 22 Prefeituras Municipais para a promoção do desenvolvimento local.

Com a proposta de possibilitar o networking e levar conhecimento para essas mulheres que exercem a liderança e fazem a diferença no contexto social e de negócios, foi realizado no Hotel Deville, em Campo Grande, e reuniu, em média, 80 participantes.

O encontro foi aberto no início da manhã com o pronunciamento do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, que destacou a importância do papel das participantes no processo de desenvolvimento dos municípios e a relevância do trabalho em conjunto.

“Acredito que com a força das mulheres dos municípios podemos transformar realidades. Com o importante papel que desempenham, seja na gestão municipal, à frente de negócios ou em outros postos de liderança, elas podem oferecer novas alternativas para mudar a vida da população, por meio do empreendedorismo. Parabéns a todas as mulheres que estão aqui e acreditam nesse trabalho em conjunto com o Sebrae”, ressaltou Mendonça.

Na data, um dos principais assuntos trabalhados com as participantes foi o empreendedorismo como ferramenta para a transformação social. O tema “Empreendedorismo que transforma” foi abordado em uma palestra ministrada pela diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, que expôs como o empreender pode trazer uma nova realidade, principalmente, para o público feminino, além da importância de as mulheres, enquanto líderes, terem um comportamento empreendedor.

“A inclusão social pelo empreendedorismo representa o protagonismo gerando negócios. As primeiras-damas e secretárias tem o grande desafio de trabalhar na gestão municipal e promover programas, projetos e ações, para transformar realidades precisam ter esse conhecimento e utilizá-lo como aliado nesse trabalho. O empreendedorismo transforma a realidade de mulheres, inclusive, todas nós que estamos em posição de liderança, temos que ter atitudes empreendedoras”, esclareceu Maristela.

O encontro também trouxe para as participantes outras seis palestras que envolveram temas como política e desenvolvimento local, além de apresentar projetos sociais considerados cases de sucesso, como o trabalho desenvolvido na comunidade Chã do Jardim, localizada no interior da Paraíba.

Além de Nova Andradina, estavam presentes no evento primeiras-damas e secretárias de Assistência Social de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.