O conteúdo informativo é um resumo das ações e utilidade pública divulgado, semanalmente, na página oficial da prefeitura no facebook.

A Coordenadoria Geral de Comunicação (Cogecom) do Governo de Nova Andradina, com o objetivo de levar ao cidadão um apanhado resumido de notícias sobre as ações e utilidade pública da esfera de governo local, iniciou, ainda em janeiro, o “Minuto da Prefeitura”, divulgado em áudio e vídeo.

O “Minuto da Prefeitura” vem sendo divulgado tanto em inserções diárias nas programações de emissoras de rádio, com a locução do radialista Silvio Rocha, quanto em produção videográfica publicada semanalmente na página oficial da Prefeitura de Nova Andradina no Facebook, apresentada pelo assessor governamental Bruno Seleguim.

Para melhorar a acessibilidade desses informes, particularmente, na divulgação de vídeos nas redes sociais, a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Nathalye Vargas iniciou nas redes sociais um movimento para sensibilizar o poder público municipal a adotar a tradução para surdos do conteúdo informativo, divulgado pela prefeitura no Facebook. Nathalye, ativista pela defesa de políticas de inclusão às pessoas com deficiência, apresentou-se como voluntária a este trabalho, em caráter experimental.

“Buscar meios de quebrar as barreiras que a deficiência traz, também é uma forma de promover a cidadania. Por estar inserida já por 5 anos na comunidade surda, sei que a maior dessas barreiras é a falta do acesso às informações e por isso sempre fui engajada na causa. Felizmente, a prefeitura pensa da mesma forma e deu ouvidos às reivindicações", disse Nathalye.

A proposta da jovem estudante do último período do curso de Letras, convenceu o coordenador geral de comunicação Vicente Lichoti pela adoção da tradução simultânea nos vídeos semanais do “Minuto da Prefeitura”, produzidos pela Focco Vídeo, empresa prestadora de serviços. O coordenador aponta que a ideia aproxima ainda mais o poder público de suas atribuições sociais. “A iniciativa, inédita em traduzir em Libras os nossos conteúdos nas redes sociais, é mais um passo rumo à cidadania, pois amplia a acessibilidade às pessoas com surdez, permitindo-lhes acompanhar as informações sobre políticas públicas, sobretudo, opinar e reclamar quando os serviços não atendem a contento do cidadão”, comemora Vicente.

A Cogecom tem por missão informar o cidadão sobre a oferta de políticas públicas, ou seja, divulgar direitos, produtos e serviços, além de informar, educar e orientar a população quanto aos deveres, com respeito à impessoalidade prevista na Constituição e às leis municipais vigentes.