Áreas públicas e privadas selecionadas levam em conta características peculiares, vocação e potencialidades para atração de novos negócios neste segmento

Foto: William Gomes

Representantes do governo de Nova Andradina e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) se reuniram no auditório do Paço Municipal em duas datas distintas para discutir a necessidade de criação de zona especiais de Interesse Turístico, que facilitem a atração de investimentos públicos e privados no setor.

Na primeira reunião, realizada na última sexta (22), o engenheiro ambiental Rodrigo Costa Lima, detalhou o levantamento de áreas públicas e privadas mapeadas inicialmente para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo levando em conta suas características peculiares, vocação, adequação e potencialidades para atração de novos negócios capazes de gerar empregos e movimentar a economia dessas regiões.

Foto: William Gomes

A iniciativa visa ainda viabilizar recursos públicos para aplicação em programas e ações de desenvolvimento do turismo local. De acordo com o Secretário de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), Hernandes Ortiz, a cidade tem localização privilegiada, sendo delimitada por dois grandes cursos hídricos - Rio Ivinhema e Rio Anhanduí, o que tem despertado o interesse de empresários de diversos segmentos.

“Estamos conquistando cada vez mais investimentos na instalação de condomínios fechados às margens desses rios e, consequentemente, provocando o aumento na procura por opções de lazer e comércio, gerando aumento na circulação de pessoas e renda no município. A criação dessas áreas especiais, sem dúvida, poderá atrair mais investidores”, avalia o secretário Ortiz.

No segundo encontro, ocorrido na tarde desta segunda-feira, dia 25 de maio, o grupo aprovou, inicialmente, a criação de 23 áreas para a zona especial de interesse turístico (ZEIT) que, posteriormente, serão demarcadas por etapas com inclusão de estudo técnico e cientifico, e podendo os conselheiros e a comunidade apresentar novas inserções ou a exclusão de áreas.

Na nova fase de desenvolvimento do projeto ficou estabelecido que será apresentado o cronograma de execução com o detalhamento das áreas demarcadas.

Participaram das reuniões, os servidores dos setores ambiental e turístico, que dão suporte a SEMDI, membros do Comtur e representantes do poder legislativo de Nova Andradina.