Município irá receber a participação de 12 delegações de Apaes do estado, composta por 28 municípios

Pela primeira vez, Nova Andradina sediará nos dias 31 de maio e 1° de junho, o maior evento de caráter artístico e cultural voltado às pessoas com deficiência intelectual e múltipla – o Festival Estadual Nossa Arte 2019, realizado pela Apae local em parceria da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul (FEAPAES-MS) e com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

Segundo os organizadores, o município irá receber a participação de 12 delegações de Apaes do estado, composta por 28 municípios. Estarão presentes cerca de 400 usuários e profissionais que atuam nas entidades, além de amigos e familiares que se deslocarão até a Cidade Sorriso para prestigiar seus artistas.

Para a presidente da Apae Nova Andradina, Ida Merces do Nascimento, o momento é de preparação e de muito entusiasmo nas Apaes sul-mato-grossenses. “O momento que antecede o evento é sempre de grande expectativa para os artistas e profissionais envolvidos. Os alunos se transformam em artistas e apresentam suas habilidades. Estamos preparando com muita alegria o X Festival Estadual Nossa Arte e certos de que o público será agraciado com belíssimos trabalhos”, afirma.

Gilberto Garcia afirmou que o município está de portas abertas para todas as delegações visitantes. “Estamos muito gratos por sediarmos este evento, que destacará a arte e a cultura em sua pureza e essência por meio de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos. Não tenho dúvidas, que vamos nos surpreender com o talento dos nossos artistas”, revela o prefeito.

A abertura oficial está marcada para sexta-feira, dia 31 de maio, às 19 horas, na sede do Projeto Conviver, com apresentações de dança, dança folclórica, arte literária, visuais e artesanato. No sábado, dia 1 de junho, pela manhã, no mesmo local, apresentações de artes cênicas e músicas. A cerimônia de premiação acontecerá após o término das apresentações.

Proposta do Festival Estadual

O Nossa Arte tem como objetivo incluir a pessoa com deficiência na sociedade através da arte, além de proporcionar o desenvolvimento da observação, sensibilidade, percepção e imaginação, abrindo oportunidades para que sejam profissionais e mostrem seus dons artísticos.