Durante reunião entre prefeito e comando da PM foi confirmada a construção de uma base policial na Praça das Águas para melhor atender a população

João Cláudio

Com o intuito de buscar melhorias na segurança pública, a Polícia Militar de Nova Andradina iniciou esta semana o policiamento nas escolas do município nos três turnos. O anúncio oficial da medida foi feito por Gilberto Garcia durante o lançamento do Centro de Idiomas e Tecnologias, na noite desta segunda-feira (18).

O acerto foi costurado durante uma reunião entre o prefeito e o Tenente Coronel André Henrique de Deus Macedo, realizada na última quinta-feira (14), quando o comandante do 8° BPM apresentou o plano de policiamento do ano de 2019.

A iniciativa reforça a parceria entre poder público municipal e a Polícia Militar e tem o apoio do Conselho Comunitário Municipal de Segurança, através de convênio firmado onde as forças de segurança pública recebem uma ajuda mensal para desenvolvimento de suas ações.

Para o chefe do poder executivo, a presença constante dos policiais militares nas proximidades das escolas auxiliará os diretores na gestão, manutenção da ordem e disciplina nas unidades. “A segurança preocupa a todas as pessoas de bem, em especial, quando vemos situações de violência e drogas nas escolas. Então, ter uma patrulha para fazer a ronda escolar dá uma tranquilidade maior para os estudantes, professores, diretores, funcionários e até mesmo para as pessoas que moram nas proximidades”, acredita Gilberto.

Outro ponto abordado no encontro foi a construção de uma base policial na Praça das Águas para melhor atender a população. Atualmente, o cidadão precisa se deslocar até o quartel do 8º BPM para registro, retirada de boletins de acidente de trânsito ou quando necessita de outros serviços prestados pela administração da PM.

“A Prefeitura irá repassar o valor de R$ 90 mil para a construção deste novo prédio, que seria como base da PM, iniciativa que melhorará a logística de segurança, aproximando-os da população”, afirmou o prefeito.

De acordo com o comandante, Tenente Coronel Macedo, a soma dos esforços entre os poderes e as diferentes esferas da administração, resultam numa melhor oferta do serviço à comunidade, principalmente na segurança pública que é uma área sensível nos dias atuais e que atingem todas as classes sociais.

O policiamento escolar ostensivo e preventivo atuará exclusivamente nas instituições da rede de ensino de Nova Andradina.