O prefeito Gilberto Garcia, presidente da Junta do Serviço Militar 061 Nova Andradina, cumprindo os artigos 216 e 217 do regulamento da Lei do Serviço Militar, entregou os certificados de dispensa de incorporação para dezenas de jovens em Nova Andradina.
A solenidade foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal na manhã desta terça-feira, dia 17 de abril, contando com as presenças da primeira-dama e vereadora Joana D’Arc Bono Garcia, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização Sul/ PRM Dourados, Capitão Clair Itamar Dondé, Delegado de Serviço Militar PRM Dourados, tenente Correia, vice-prefeito Newton Luiz Oliveira (Nenão), vereadores Ricardo Lima, Robertinho Pereira, Wilson Almeida, Airton Castro, secretários municipais, entre outras autoridades civis e militares, pais dos jovens dispensados.
Todos os brasileiros, ao atingirem a idade de 18 anos, devem se apresentar para o cumprimento do Serviço Militar. Contudo, em virtude da impossibilidade de incorporação de todos os jovens, muitos são dispensados do Serviço Militar inicial, recebendo certificado de dispensa de incorporação.
Representando o poder legislativo, o vereador Ricardo Lima, disse aos jovens que estão sendo dispensados das forças armadas, mas que continuam sendo as maiores forças do município. “A cidade que vocês querem para o futuro está nas mãos e na força de trabalho de todos vocês”, declara.
O vice-prefeito Nenão ressaltou a importância desse momento para a vida dos reservistas. “Soberania de um país depende das forças armadas. Sou do tempo em que tínhamos a educação moral e cívica que ensinava a importância dos símbolos que representa a nossa pátria, na nossa cidade. Construir um futuro melhor vai depender de vocês e o caminho que tomarem nas suas vidas, nas suas profissões, que trilhem com muito sucesso e da melhor forma possível para que tenhamos uma cidade melhor”, frisou o gestor.
O capitão Dondé destacou o compromisso desses jovens perante o símbolo máximo do país, que é a bandeira nacional. “Este juramento é um compromisso perpétuo. Vocês podem servir ao país através do trabalho, honestidade e dedicação, porém estejam sempre preparados, porque o Brasil conta com vocês em caso de necessidade”, alertou o chefe do Posto de Dourados.
Ao fundamentar a importância dos jovens estarem de prontidão para defender o país numa eventual guerra, Gilberto Garcia disse que é necessário resgatar o orgulho de servir as forças armadas e de ser um cidadão brasileiro. Para o prefeito, o país vive uma guerra interna contra o tráfico de armas e de drogas e à mercê das organizações criminosas. “Estamos descapitalizando as forças armadas e isso pode ter reflexo no futuro, mas confiamos na força dos nossos militares e reservistas que hoje são mais de 40 milhões no país para garantir a segurança e a paz no território brasileiro”, considerou, finalizando suas palavras.
Ao final, todos os jovens receberam os certificados.