Vicente Lichoti

Apostando no perfil socioeconômico e na localização estratégica de Nova Andradina, a Japan Tobacco International (JTI), 3ª maior fabricante de cigarros do Brasil, comemora seu primeiro ano de presença no município, a partir de sua Central de Distribuição para o todo o Brasil e, para celebrar a data, diretores da empresa no país realizaram na última quinta-feira (15), um jantar reunindo seus colaboradores e autoridades de Nova Andradina.

A multinacional, que inaugurou sua primeira fábrica na América do Sul em setembro de 2018, decidiu pelo município sul-mato-grossense após estudos estratégicos para a expansão dos negócios da empresa com o restante do país.

O prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia, acompanhado de sua esposa Joana Darc Bono Garcia, esteve presente na confraternização e levou aos presentes uma mensagem de gratidão à direção da JTI por escolher Nova Andradina para estabelecer aqui seu centro logístico. Além do prefeito, o Governo do Estado se fez representado por seu assessor institucional para a região do Vale do Ivinhema Márcio Andrade; o presidente da Câmara, Amarelinho Vailton, demais vereadores e secretários da administração municipal também marcaram presença.

Gilberto destacou a importância da presença da JTI na economia do município, tanto na geração de empregos, como na consolidação do potencial econômico de Nova Andradina. “Nossa cidade está localizada no encontro das três regiões mais ricas e desenvolvidas do Brasil. Além desta localização favorável, representamos hoje uma nova fronteira agrícola em plena expansão. Enquanto governantes, nossa missão é a de buscar parceiras para ampliarmos a logística do município, pois não basta oferecer subsídios aos investidores se não tivermos uma infraestrutura favorável. Agradeço à JTI, pela importância que tem no mercado internacional do tabaco, por apostar em Nova Andradina”, disse o prefeito.

Cláudio Ferreira, general manager da JTI saudou os presentes e agradeceu as autoridades municipais pelo apoio dado à instalação da Central de Distribuição da empresa em Mato Grosso do Sul. “Quero, fundamentalmente, agradecer as autoridades municipal e estadual por todo suporte dado para que pudéssemos estabelecer aqui em Nova Andradina um ponto estratégico para o crescimento da empresa no Brasil e, desde já, peço que este apoio continue para que a nossa presença possa crescer ainda mais na região. Parabenizo a nossa equipe que em tempo recorde montou esta Central aqui, e que agora, a gente pode ver um nível de eficiência muito melhor que há um ano atrás”, pontuou Cláudio.

Além do general manager da JTI, estiveram presentes o diretor logística José Silva, o diretor de assuntos corporativos e comunicação Flávio Goulart, o diretor jurídico Claudir Lizot, o gerente de tax, Pedro Ferreira, o gerente de segurança, Robinson Araújo, a supervisora de comunicação Christiane Costa e o gerente da Central de Distribuição em Nova Andradina Luciano Chaves.

Com pouco tempo de presença no país, a Japan Tobacco International, com sede em São Paulo, já ocupa o terceiro posto no ramo do tabaco no Brasil e atua no mercado nacional produzindo marcas de cigarros mundialmente conhecidas como a Camel e Winston. Através das unidades de processamento e produção em Santa Cruz do Sul (RS), a gigante japonesa também abastece os mercados vizinhos, como Argentina, Chile, Equador, e, gradualmente, se estendendo para toda a América Latina.