Excepcionalmente nos dias 5 e 12 de julho, os estabelecimentos privados e a feira livre não poderão funcionar para atendimento interno e externo

A Prefeitura de Nova Andradina publica nesta segunda-feira, dia 29 de junho, o decreto Nº. 2.564 e, entre as medidas, está o lockdown aos domingos e toque de recolher a partir das 21 horas.

De acordo com as normas estabelecidas, excepcionalmente nos dias 5 de julho e 12 de julho de 2020, os estabelecimentos privados e a feira livre não poderão funcionar para atendimento interno e externo, com exceção dos considerados extremamente essenciais, como farmácias e postos de combustíveis.

Supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos deverão permanecer fechados aos domingos para evitar a circulação de pessoas e o consequente aumento do risco de contágio pelo novo coronavírus.

As padarias, sorveterias, açaís, pizzarias, lanchonetes e os estabelecimentos alimentícios congêneres de pronto consumo, poderão funcionar de modo interno e externo (com consumo no local) até às 21h, desde que limitem a sua capacidade, no mínimo em 50% (cinquenta por cento), e mantenham suas mesas em uma distância mínima de 2m (dois metros) lineares entre elas, sendo que, a partir desse horário, permitido o funcionamento apenas para entrega mediante delivery;

As conveniências, os bares e os estabelecimentos que preponderam somente a venda de bebidas alcoólicas poderão funcionar de modo interno e externo (com consumo no local) até às 21h, desde que limitem a sua capacidade, no mínimo em 50% (cinquenta por cento), e mantenham suas mesas em uma distância mínima de 2m (dois metros) lineares entre elas, sendo que, a partir desse horário, permitido o funcionamento apenas para entrega mediante delivery.

As igrejas e as atividades religiosas de qualquer natureza podem funcionar até às 20h.

As academias, centro de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico das 5h às 20h30m.

Toque de recolher:

Todas as pessoas devem permanecer em casa, das 21h às 4h. Com exceção daquelas que comprovadamente necessitem sair no horário vedado.

O decreto será válido, inicialmente, por 15 dias. Nas palavras do procurador geral do município, a Prefeitura e o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 não querem tomar medidas extremas. Porém, não havendo controle, medidas mais duras não estão descartadas.

“A princípio, o lockdown é válido apenas nos dois domingos subsequentes. Caso não haja diminuição de casos, o Comitê irá estudar novas medidas em consenso. Não podemos deixar que uma pequena minoria ponha tudo a perder”, anunciou.