O prefeito Gilberto Garcia recebeu, nesta manhã de terça-feira (29/12), em seu gabinete, no Paço Municipal, vários vereadores para formalização da devolução de R$ 2.059.653,21 ao município. O recurso faz parte da economia que o Legislativo conseguiu fazer do valor repassado mensalmente pelo Executivo Municipal.
O duodécimo nos dois últimos anos superou a casa do R$ 14 milhões, portanto, o montante devolvido corresponde a cerca de 14,5% de todo valor destinado ao legislativo no biênio 2019/2020, percentual quase 5 vezes maior do que restituído nos anos anteriores (2017/2018), que foi de 3,22%.
O cheque simbólico foi assinado pelo o atual presidente da Casa, Vailton Sordi (Amarelinho), que encerra o mandato à frente da mesa diretora neste dia 31, e todos os demais vereadores nomeados e presentes: Robertinho Pereira, Ricardo Lima, Airton Castro, Wilson Almeida, João Dan e a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia. O secretário de finanças, Emerson Nantes, também acompanhou o ato.
“Em termos percentuais, este valor corresponde a uma das maiores emendas recebidas pelo governo municipal durante todo este mandato. Sem dúvida, essa gestão do legislativo ficará marcada na história da cidade pela austeridade, eficiência e transparência. Meus agradecimentos à Câmara, em especial, a mesa diretora comandada pelo Amarelinho pela parceria em prol dos nova-andradinenses”, disse o prefeito.
Para Gilberto, o poder legislativo tem a sua independência financeira e política e poderia ter aplicado os valores em outras ações da Câmara. “Essa atitude demonstra o compromisso dos vereadores em ajudar o município e o dever de zelar, fazendo bom uso do dinheiro público”, complementou.
Gilberto Garcia enumerou alguns investimentos realizados pela sua atual gestão, atendendo a sugestão dos vereadores e as demandas da população, com destaque para a aquisição de 4 novos veículos para a saúde (incluindo uma ambulância para Nova Casa Verde), veículo para o conselho tutelar, novos aparelhos para o Laboratório Municipal, materiais esportivos para uso da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (Funael), a construção da base comunitária central da Polícia Militar e da ponte sobre o Córrego Umbaracá.
Em nome do poder legislativo, Amarelinho afirmou que a Câmara cumpriu com suas obrigações com o pagamento dos servidores em dia e ainda fez investimentos como a reforma de telhado e pintura do prédio.
“Num período de crise, conseguimos fazer vários investimentos, mudanças estruturais e melhorar as condições de trabalho dos servidores. Mesmo assim, economizamos um valor bastante significativo e hoje estamos oficializando a devolução desses recursos. O sentimento é de dever cumprido, pois realizamos o papel a nós atribuído, de fiscais do povo, e pudemos ajudar no desenvolvimento e progresso de Nova Andradina”, declarou.