Ofertada aos produtores, professores e estudantes, formação acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro

William Gomes

A Prefeitura de Nova Andradina firmou acordo de cooperação com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para promoção de curso de agrofloresta na prática, a ser ofertado aos produtores rurais, professores e estudantes de agronomia e do curso técnico de agronomia do campus local nos dias 11 e 12 de dezembro.

O contrato foi assinado pelo prefeito Gilberto Garcia na manhã desta quarta-feira (8), com a presença dos secretários envolvidos diretamente nesta ação: Hernandes Ortiz (meio ambiente e desenvolvimento integrado), Valter Valentim Pinto (Planejamento), Giuliana Masculi Pokrywiecki (educação) e Daniel Bastos (Procuradoria jurídica), além dos representantes o IFMS, professores Karina Ducatti e Mateus Augusto Donegá; e do legislativo municipal, vereador Josenildo Ceará.

A realização do curso tem como objetivo contribuir para capacitação e orientação de produtores rurais acerca de novas formas de produção sustentável e diversificação de cultivos para maior segurança alimentar e financeira das famílias.

William Gomes

Karina Ducatti enalteceu a parceria com o município e a importância da implantação da agrofloresta, projeto experimental que será desenvolvido na “fazenda” do IFMS, com a proposta de combinar diferentes espécies de plantas nativas (como guavira, ipê e baru), junto com hortaliças, legumes, visando a diversificação da produção, a colheita durante a ano inteiro e o aumento das fontes de renda dos produtores rurais. Além disso, tornar a área mais independente de adubos e insumos externos, diminuindo a sensibilidade dos produtos cultivados à seca, que vem sendo um problema recorrente nos últimos anos.

William Gomes

“O papel do IFMS se baseia na pesquisa, educação e extensão. Este projeto une esse tripé a partir do momento em que a agrofloresta servirá como pesquisa aos produtores, de modo que possam acompanhar essa experiência, ao longo dos anos, através de dias de campo. Para os alunos, é a introdução de novos conhecimentos e tecnologias”, explicou a professora.

A valorização das espécies nativas e a utilização do potencial existente na região foram destacados pelo prefeito como pontos fortes a serem desenvolvidos nesta iniciativa ambiental. “O incentivo em programas de pesquisa é fundamental para melhorar o aproveitamento desse imenso patrimônio natural que a região tem. Combinar a disponibilidade de mudas frutíferas e nativas, adubos, tecnologia e mercado é o caminho para que tenhamos um ambiente mais saudável às futuras gerações”, pontuou Gilberto Garcia.

Nesta ação, caberá ao município cobrir os gastos com estadia, locomoção e alimentação do instrutor do curso, transporte e alimentação dos 30 participantes. Já a instituição ficará responsável pelo planejamento das atividades, divulgação do curso, contratação do instrutor e aquisição de insumos e materiais utilizados.