Estão abertas até o dia 4 de abril as inscrições para o Projeto Ateliê da Moda - Brasil/Haiti/Venezuela, que oferece um curso gratuito de Costura Profissional para mulheres. Desenvolvido pela unidade de Nova Andradina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a Prefeitura Municipal, o projeto tem como objetivo capacitar mulheres migrantes e em situação de vulnerabilidade social e econômica, além de promover a inclusão no mercado de trabalho.
O curso é oferecido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) e pela Incubadora Elos da UEMS, com a colaboração da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, que disponibiliza toda a infraestrutura necessária, incluindo o espaço para as aulas, que acontecerão na Fundação Instituto Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova), no Parque Industrial, e o maquinário.
Com início previsto para o dia 5 de abril, as aulas ocorrerão semanalmente aos sábados, das 14h às 17h, com carga horária total de 180 horas e duração até março de 2026. O curso tem como foco não só a capacitação técnica, mas também o resgate da identidade cultural brasileira, haitiana e venezuelana por meio da moda.
Para garantir maior acessibilidade, será ofertado transporte gratuito para as participantes até o local do curso. As inscrições devem ser feitas através do link: https://forms.gle/CbVWP6H8vnpYGNRD6
O Ateliê da Moda é uma oportunidade de capacitação que visa fortalecer o desenvolvimento social e profissional de mulheres em Nova Andradina e de migrantes, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho e promovendo a diversidade cultural.