Iniciativa é do Banco Sicredi em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, através das Secretarias de Cidadania e Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado

William Gomes

A Prefeitura de Nova Andradina, através das Secretarias de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, oficializou na tarde desta segunda-feira (05) parceria com o Banco Sicredi para a realização de um projeto ambiental que incentiva a reciclagem do lixo e garante bônus para compra de produtos da agricultura familiar.

A reunião contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia, primeira dama Joana Darc, secretária Julliana Ortega e representantes da instituição financeira cooperativa, Sadi Masiero, presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Alberto Júnior Ricardo Ribeiro (gerente) e um colaborar da empresa.

O projeto tem como público alvo as crianças que estudam na rede municipal de ensino e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, consistindo na educação ambiental sobre resíduos sólidos, alimentar, empreendedorismo, agricultura familiar e resgate da cultura da feira.

William Gomes

A finalidade é trabalhar com os estudantes sobre a importância da separação e a correta destinação final dos resíduos, sendo que os itens reciclados terão um valor financeiro, que poderia ser usado na compra de produtos vendidos na feira ou no Centro Comercial de Agricultura Familiar, gerando renda aos produtores e um consumo alimentar mais saudável às famílias.

Os resíduos recicláveis serão destinados para a Associação dos Catadores dos Recicláveis de Nova Andradina (Nova Limpa), ou seja, o lixo que iria para o aterro sem nenhum valor pode se tornar fonte de renda também para os catadores, que poderão comercializar esses produtos e garantir maior qualidade de vida.

“A iniciativa complementa o trabalho de educação ambiental que estamos desenvolvendo com o apoio da Transresíduos, empresa contratada para realizar a reciclagem e o tratamento do lixo residencial e industrial. Dessa forma, compartilhamos a responsabilidade da gestão dos resíduos sólidos com as futuras gerações”, pontua Gilberto Garcia, agradecendo a cooperativa Sicredi pela parceria.