Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama Joana Darc e do secretário Emerson Matos, recepcionou a Sub PCD Telma Nantes Matos e vereadores

Cb image default
Divulgação

Na manhã de terça-feira (07), o prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama Joana Darc e do secretário Emerson Matos, recepcionou a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências (SubsPCD), Telma Nantes Matos e a bancada feminina de vereadoras Cida Valdez, Gabriela Delgado e Márcia Lobo, juntamente com o vereador Fábio Zanata, líder do prefeito na Câmara Municipal.

Em pauta na reunião, a implantação de políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência no município. O prefeito salientou que a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, nas escolas e em todos os setores da sociedade tem sido uma política permanente do governo municipal. 

“Nossa gestão tem feito esforços para tornar os espaços mais acessíveis, mas sabemos que ainda existe um longo caminho a percorrer. Os desafios são grandes e, sem dúvidas, podemos melhorar e transformar as políticas a partir do aprofundamento das discussões sobre essa temática”, reafirmou Gilberto Garcia.

Cb image default
Divulgação

Entre as ações implementadas pelo município estão a contratação de pessoas com deficiência nos órgãos ligados a Prefeitura, além da adequação de prédios públicos, construção de rampas de acesso na região central, dentre outras iniciativas.

A subsecretária Telma Nantes Matos agradeceu as lideranças políticas pelo apoio na luta pela causa. Para ela, a deficiência não pode definir uma pessoa e nem limitar seus objetivos. A sociedade precisa conversar mais sobre este assunto e deixar de enxergar as pessoas com deficiência como um necessitado. “Somos seres humanos capazes, temos profissão e pagamos nossos tributos. Nenhuma barreira ou preconceito pode existir”, observou Telma, que também é a atual presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de MS.

Telma Nantes Matos cumpriu agenda em Nova Andradina por conta de uma moção de parabenização proposta pelas vereadoras Cida do Zé Bugre (PL) e Márcia Lobo (MDB). Na homenagem, concedida na última sessão ordinária, as parlamentares justificaram a honraria.

“Mesmo diante de limitações, tem sido atuante em diversos espaços, como: grupos de trabalho, projetos e redes de trabalho, profissional da área da educação, especialista em metodologia da educação especializada para o atendimento às pessoas com deficiência, ativista dos direitos humanos e no movimento das pessoas com deficiência”, destacaram as parlamentares.

Após a reunião ficou acordado que Nova Andradina irá sediar um fórum regional para propor ações com foco na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.