Desde o começo da semana passada, a Semusp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) através do Demtran (Departamento Municipal de Trânsito), realiza pintura de sinalização de trânsito horizontal em diversas vias urbanas e espaços de uso coletivo de Nova Andradina.
Dentre as ações, o diretor do Demtran José Augusto da Silva Sobrinho, destacou serviços realizados no estacionamento do Centro de Diagnóstico do Câncer do Hospital do Amor e em vias urbanas em frente a prédios públicos, especialmente ruas adjacentes a prédios escolares.
Além de novas demarcações de estacionamentos, tanto para vagas de veículos de condutores idosos e deficientes, quanto para condutores em geral, os agentes da Semusp estão imprimindo novas faixas de pedestres e reformando as demarcações já existentes em quebra-molas, delimitação de estacionamentos, faixas de pedestres e demais sinalizações de solo.
Vagas de curta duração em fase experimental
Ainda ao final de 2022, o DEMTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), iniciava a implantação de vagas de curta duração, por tempo máximo de 15 minutos na área central do município.
Essa sinalização que delimita uma área de estacionamento "não pago", com uso do pisca-alerta ativado, tem como finalidade promover a rotatividade de veículos, até o momento em caráter experimental na cidade.
Na Moura Andrade, as vagas estão instaladas em frente ao Paço Municipal e no canteiro central em frente à sede da Associação Comercial. Estudos ainda estão sendo realizados para dar continuidade a implantação de vagas de curta duração.
Em caso de desobediência, será aplicada a sanção prevista no inciso XVII do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, o qual diz que: em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (placa - estacionamento regulamentado), a infração é grave - cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa - R$ 195,23 e remoção do veículo.