Nova funcionalidade do aplicativo agiliza processo e dispensa comparecimento presencial ao Demtran ou Detran

A partir de agora, identificar o condutor infrator de um veículo ficou mais fácil e prático com a Carteira Digital de Trânsito (CDT). A nova funcionalidade do aplicativo, lançada no dia 1º de fevereiro, permite indicar o verdadeiro responsável pela infração, sem a necessidade de comparecimento presencial ao órgão autuador.

Antes, essa tarefa demandava tempo e deslocamento até o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demtran) ou ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran). Agora, com o uso da CDT, proprietários e condutores podem resolver a questão diretamente pelo celular.

Segundo Roberto Ginel, titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Nova Andradina, responsável pelo Demtran, a nova funcionalidade agiliza o processo e dispensa a burocracia presencial. Basta que ambos, proprietário e infrator, tenham o aplicativo instalado para realizar a indicação e o aceite da infração.

O serviço está disponível tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas, facilitando a vida de todos os condutores e proprietários de veículos. O processo é simples e pode ser realizado através de alguns cliques no aplicativo CDT, conforme instruções fornecidas.

Ginel destacou que a medida visa proporcionar mais comodidade aos cidadãos, que não precisarão mais se deslocar até o Demtran e Detran. Qualquer orientação adicional pode ser obtida no Departamento Municipal de Trânsito e Transporte ou através dos canais de atendimento disponíveis.

Mato Grosso do Sul é o segundo Estado a aderir a essa tecnologia, o que se deve muito a um esforço de equipes técnicas do Detran-MS, Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).