Evento apresentou métricas do trânsito nova-andradinense: 2023 se destaca em quantidade de acidentes por dia

Encerrando o mês de maio, na sala de aula do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, aconteceu o 3º Encontro do Projeto de Extensão: Monitor de Violência no Trânsito em Nova Andradina/MS. O evento teve como objetivo discutir ações integradas entre instituições públicas, privadas e do terceiro setor, visando a conscientização e a educação contínua para um trânsito seguro no município.

O Projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Nova Andradina (UFMS/CPNA); 8º BPM - Batalhão de Polícia Militar; 3º SGBM/Ind - Sub Grupamento de Bombeiros Militar Independente de Nova Andradina/MS; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DEMTRAN); Secretaria Municipal de Saúde; Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/MS) – Agência de Nova Andradina/MS; Conselho Comunitário de Segurança e Câmara Municipal.

Além dos parceiros do projeto, estiveram presentes representantes do Hospital Regional (FUNSAU-NA), Hospital CASSEMS, Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMR/MS), Conselho Municipal de Saúde, Diretor Legislativo da Câmara Municipal e assessora parlamentar.

Durante o encontro, foram abordados diversos tópicos, como os atendimentos realizados no ano de 2023 e comparativos dos anos de 2021, 2022 e 2023. Também foram apresentados demonstrativos dos atendimentos e suas categorias de análise, além de recomendações e sugestões do monitor de violência para a implementação de políticas públicas de prevenção de acidentes de trânsito em Nova Andradina.

Na data, foram destacados alguns dados importantes para a população nova-andradinense, referentes aos acidentes de trânsito atendidos apenas no centro urbano do município nos anos mencionados:

• Ano 2021: 496 atendimentos (03 óbitos)

• Ano 2022: 551 atendimentos (03 óbitos)

• Ano 2023 (janeiro a abril): 191 atendimentos (01 óbito)

• Total de Atendimentos (2021/2022/2023): 1.238.

• Média por mês de mais de 30 atendimentos

Foram apresentados os indicadores parciais do ano de 2023, que oferecem uma visão mais detalhada dos acidentes de trânsito no município:

1. Horário dos Acidentes:

• Das 06h às 18h: 67%

2. Principais Causas dos Acidentes:

• Colisões e Quedas: 50%

3. Grupos de Idade das Vítimas e/ou Condutores:

• 18 a 49 anos: 90%

4. Sexo dos Envolvidos:

• Masculino: 80%

5. Local dos Acidentes (Ruas ou Avenidas):

• Ruas: 59%

6. Bairros dos Acidentes (Principais):

• Centro: 50%

• Capilé, São Vicente, Centro Educacional e Vila Operária (somados): 20%

7. Tipos de Veículos Envolvidos:

• Motos: 70%

• Veículos Leves: 60%

• Ciclistas: 21%

8. Dia da Semana dos Acidentes:

• Sábado e Domingos: 40%

• Segunda e Quinta: 28%

9. Gravidade dos Acidentes:

• 100% com vítimas

• 01 óbito

O mês de Janeiro de 2023 se destacou, registrando 69 atendimentos e uma média diária de 2,23 eventos.

Ao final do Encontro do Monitor de Violência, todos os participantes contribuíram com sugestões e recomendações para a melhoria da mobilidade urbana do município. As indicações serão protocoladas junto à Câmara Municipal de Nova Andradina, à Secretaria Municipal de Infraestrutura e à Secretaria de Serviços Públicos.