Pedalar, apreciar a natureza e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente. Assim foi o 1º Pedal Ecológico do Cerrado, realizado neste domingo (28) em Nova Andradina. O evento mobilizou crianças, jovens e adultos em uma programação especial que celebrou o Dia Municipal de Proteção do Cerrado e destacou a importância da preservação e valorização dos recursos naturais da região.
Com a participação dos bike clubes Pata da Onça, Pedal Livre NovaAndradina/Taquarussu e Pedal Forte, além de estudantes e famílias que abraçaram a causa, o pedal contou com dois trajetos pelo Assentamento Teijin. Os adultos se aventuraram em um percurso de 40 km, explorando locais emblemáticos que revelam a riqueza natural e histórica da região. Já as crianças percorreram 8 km, que incluiu o plantio de árvores, reforçando o compromisso das novas gerações com a preservação ambiental.
Ao final do percurso, todos os participantes receberam medalhas em reconhecimento ao esforço e à adesão à causa ecológica. Presente no evento, o prefeito Dr. Leandro Fedossi destacou a relevância da iniciativa. “Essa iniciativa representa mais do que um passeio, é um movimento de conscientização e valorização do nosso Cerrado, envolvendo toda a comunidade nesse compromisso com o futuro”, afirmou.
O 1º Pedal Ecológico do Cerrado também foi enriquecido pela presença das produtoras do projeto Rota Raízes do Cerrado, que trouxeram experiências culturais ao encontro e disponibilizaram seus produtos para comercialização, aproximando os participantes da identidade e das riquezas do bioma.
Entre as autoridades presentes, estiveram o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hemerson Israel, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Wagner Perigo, além dos vereadores Gabriela Delgado, Adelar Belo, William Moraes e Naleu Cavalcante. A vereadora Gabriela, em conjunto com Adelar e o autor da lei que instituiu o Dia Municipal de Proteção do Cerrado, presidente do Legislativo Fabio Zanata, foram responsáveis pela indicação que deu origem ao evento.
O 1º Pedal Ecológico do Cerrado foi promovido pela Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, em parceria com o Programa Cerrado Circular e a Câmara Municipal, consolidando-se como uma experiência que uniu lazer, esporte e consciência ambiental.