Com o compromisso de fortalecer uma das atividades mais importantes do agronegócio sul-mato-grossense, Nova Andradina sediou, nesta quarta-feira (8), a 3ª edição da Comitiva Leite Ativo, um grande encontro promovido pela Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em parceria com a Prefeitura Municipal. O evento, realizado no Tatersal de Leilões, reuniu produtores rurais, técnicos, lideranças políticas e representantes de entidades ligadas ao setor.
Mais do que um encontro técnico, a Comitiva Leite Ativo se consolida como um espaço de escuta e construção coletiva, onde os produtores têm voz ativa na definição de estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável do setor. A iniciativa busca alinhar políticas de incentivo, assistência técnica e investimentos estruturantes para aumentar a competitividade e a rentabilidade da atividade leiteira.
Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o prefeito Dr. Leandro Fedossi, o vice-prefeito Arion Aislan, o deputado estadual Renato Câmara, presidente da Frente Parlamentar do Leite, o gestor de Desenvolvimento Rural da Copec/Semadesc, Orlando Camy, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul, Abraão Giuseppe Beluzi, o presidente da Associação Estadual de Produtores de Leite MS e coordenador da Câmara Setorial, Eder Oliveira, além de representantes de instituições ligadas ao agronegócio.
Durante o evento, o prefeito Dr. Leandro ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento rural do município e reafirmou o compromisso da gestão em apoiar iniciativas que promovam o fortalecimento do campo. “A cadeia leiteira tem um papel fundamental na economia local e na geração de renda para centenas de famílias. Essa iniciativa é uma forma de unir esforços para que o leite continue sendo sinônimo de oportunidade e prosperidade em Nova Andradina e em todo o Estado”, afirmou.
Presidente da Frente Parlamentar do Leite, o deputado estadual Renato Câmara destacou que a produção leiteira em Mato Grosso do Sul enfrenta um cenário de retração preocupante. Enquanto em 2014 o Estado produzia cerca de 370 milhões de litros de leite por ano, atualmente esse volume gira em torno de 190 milhões. Diante desse quadro, o parlamentar reforçou a necessidade de construir soluções duradouras, que priorizem a valorização do produtor rural, a modernização da cadeia produtiva e a agregação de valor ao leite sul-mato-grossense.
“Estamos percorrendo várias regiões produtoras para ouvir quem vive o dia a dia do campo, entender as dificuldades enfrentadas e apresentar iniciativas que possam transformar essa realidade, como o Programa Pró-Leite, que está em fase de implantação e representa um importante passo na estruturação de políticas públicas voltadas ao setor”, enfatizou o parlamentar.
A programação contou ainda com palestras técnicas sobre o Plano Estadual de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira do MS, cenários da indústria leiteira do MS e expectativas futuras e, apresentação da Câmara Setorial Consultiva do Leite, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de experiências entre os participantes.
Também participaram do evento o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hemerson Israel, Hernandes Ortiz (Finanças e Gestão), David Galiego (Administração e Planejamento) e Moammar Muhammad (Infraestrutura), e os vereadores Adelar Belo e Wilson Almeida.