Esta sexta-feira (5) foi de celebração para 50 agricultores familiares dos assentamentos Teijin, São João e Santa Olga em Nova Andradina, além de Santa Clara e Aldeia em Bataguassu, que receberam o Contrato de Concessão de Uso (CCU) de suas áreas. Emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os contratos garantem ao produtor a exploração do lote nos assentamentos, assegurando-lhes segurança jurídica e acesso a políticas de agricultura familiar, como crédito e assistência técnica.
A cerimônia, realizada na Escola Municipal Luis Cláudio Josué, em Nova Casa Verde, foi marcada pela emoção dos beneficiários e pela presença de várias autoridades, incluindo o prefeito Gilberto Garcia acompanhado pela primeira-dama Joana Darc, o superintendente Regional do INCRA, Paulo Roberto da Silva e a superintendente regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Marina Nunes Viana.
Além do deputado estadual Zeca do PT, do presidente do Legislativo, Leandro Fedossi, o chefe de Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos, Chaparro; Adelar Belo, coordenador da Sala de Cidadania; a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Juliana Lopes; e os vereadores Alemão da Semente, Josenildo Ceará, Deildo Piscineiro, Márcia Lobo e Gabriela Delgado, entre outras autoridades.
O prefeito Gilberto Garcia frisou a importância da parceria e do esforço do INCRA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para a entrega dos documentos aos agricultores, destacando a relevância da regularização fundiária para o desenvolvimento sustentável das famílias rurais e para a promoção da justiça social. “Esse documento representa muito mais do que um pedaço de papel, é a garantia de um futuro mais seguro e promissor para essas famílias que, agora, têm a certeza de que podem trabalhar suas terras com tranquilidade e investir no crescimento de suas produções”, afirmou ao destacar a felicidade em poder contribuir com o desenvolvimento das famílias beneficiárias.
Para o superintendente regional do INCRA, Paulo Roberto, a entrega dos CCUs representa um marco importante na vida dessas famílias agricultoras. “Estamos comprometidos em continuar apoiando a regularização fundiária para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida no campo”, sublinhou.
A entrega dos CCUs é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso do Sul (INCRA/MS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), demonstrando o compromisso conjunto em fortalecer a agricultura familiar na região.