Gilberto Garcia anunciou a implantação de uma academia ao ar livre no assentamento, com recursos próprios do município

João Cláudio

O governo municipal de Nova Andradina realizou a entrega de 116 Contratos de Concessão de Uso (CCUs) aos agricultores do Santa Olga. Este documento assegura, ao beneficiário da reforma agrária, financiamentos junto ao Branco do Brasil e acesso a programas do Governo Federal.

A cerimônia aconteceu na tarde da última sexta-feira (29), na sede da antiga fazenda Santa Olga. Diante de centenas de assentados, Gilberto Garcia afirmou que o governo municipal está fazendo uma revolução silenciosa no campo investindo e impulsionando a agricultura familiar, com atenção especial às mais de duas mil famílias assentadas no município.

João Cláudio

Para o prefeito, os avanços neste setor se devem as parcerias com a Funasa, o Incra, a Agraer e Bancada Federal, nesta ocasião, em específico, com a deputada federal Tereza Cristina (DEM), fundamental para a celebração dessa conquista.

“Essas parcerias estão garantindo aos nossos agricultores patrulhas mecanizadas, insumos agrícolas, resfriadores de leite, assistência técnica gratuita a projetos de irrigação, perfuração de poços artesianos e a entrega de documentos às Concessões de Uso da terra aos assentados”, destacou, ao enfatizar que acredita no potencial da agricultura como forma de impulsionar a economia local.

“Essas medidas garantem a geração de renda e emprego no campo, dinamizam a economia da cidade e possibilitam que toda essa cadeia atraia agroindústrias, segmento que mais gera empregos no interior do Brasil. Cidades do sul do país avançaram revolucionando a agricultura familiar. É possível, com a expertise do nosso secretário Hernandes Ortiz, avançarmos aqui também”, frisou o gestor de Nova Andradina, sendo aplaudido pela plateia.

João Cláudio

Outro momento que marcou o discurso do prefeito foi o anúncio da construção de uma academia ao ar livre para a prática de exercícios físicos. “Atendendo ao pedido da vereadora e primeira dama, Joana Darc, vamos instalar até o final deste ano uma academia, no local em que vocês, moradores, decidirem”, disse, novamente sendo ovacionado pelo público.

João Cláudio

A deputada federal, Tereza Cristina (DEM), presente na cerimônia, anunciou emendas no valor de R$ 351.312,56 através do Incra para a construção de um poço artesiano, 1700 metros de rede de distribuição de água, 14 ligações, reservatório de mil litros, entre outros benefícios para atender as famílias deste assentamento.

“Este convênio vai ajudar o Incra a atender a agricultura, oferecendo ao produtor a possibilidade de aumentar sua renda e oportunizar uma melhor qualidade de vida”, disse Tereza Cristina.

João Cláudio

Antes de iniciar a entrega oficial das CCUs aos proprietários dos lotes já regularizados, o prefeito Gilberto Garcia e o superintendente regional, Humberto Cesar Mota Maciel, assinaram um termo de cooperação entre Prefeitura e Incra, sendo que o município disponibilizará técnicos para ajudar no trabalho do Incra, para agilizar o desbloqueio de lotes. “As parcerias fazem a gente evoluir. No Santa Olga, são 170 lotes. Já entregamos, 116. Com este apoio deste profissional, vamos conseguir destravar os documentos pendentes e dar um suporte melhor aos assentados’, disse.

Também presente à solenidade Marco Aurélio Santulo, da Funasa; gerente do Banco do Brasil, Dilson de Moraes, vice prefeito Nenão, vereador Airton Castro e a primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, entre outras autoridades e centenas de assentados.