“É possível viver numa pequena área rural quando o produtor tem boa vontade, coragem de trabalhar e apoio dos órgãos públicos”, diz Hernandes Ortiz.

Foto: João Claudio

Nesta terça-feira, dia 15 de junho, o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz, visitou a pequena propriedade do Osmar Castro Lemes, do assentamento Santa Olga para acompanhar de perto a colheita de milho verde e de goiaba.

São 50 pés de goiaba tailandesa, com a expectativa de colher até 10 mil quilos. Só esta semana, cerca de 800 quilos da fruta já estão sendo entregues nos mercados da região. 100% da produção já tem destinação certa.

Na área de 3 hectares da Chácara Dois Irmãos ainda é possível encontrar mandioca amarelinha, abacaxi, feijão e urucum. “Hoje meu sustento e da minha família sai daqui de dentro. É uma satisfação entregar meus produtos na cidade. O apoio da Prefeitura e das entidades foi decisivo para conseguir melhorar a qualidade dos produtos e ganhar em produtividade”, revela o agricultor.

Foto: João Claudio

Seu Osmar e muitos outros agricultores vem recebendo orientações práticas sobre técnicas de manejo de solo, escolha de mudas, preparo de correção da fertilidade do solo, plantio e espaçamento das mudas, poda e condução da muda até a produção e adubação inicial de crescimento.

Para o secretário Hernandes Ortiz, essa propriedade é a prova de que a agricultura familiar pode trazer o sustento e a dignidade para as famílias. “É possível alcançar resultados muito positivos quando o produtor tem boa vontade, coragem de trabalhar, apoio dos órgãos públicos e instituições parceiras”, pontua.

Nesta iniciativa, a Prefeitura Municipal de Nova Andradina conta com apoio da Agraer, Embrapa, Senar e SEBRAE. “A determinação do prefeito Gilberto Garcia é de investir na capacitação técnica e em novas tecnologias para desenvolver o potencial produtivo da agricultura local e, consequentemente, melhorar a renda das famílias que vivem nos assentamentos e pequenas propriedades rurais”, complementa o titular da Semadi.

Trabalho digno

O governo municipal atua em diversas frentes, apoiando não só a fruticultura, como a pecuária e outros setores por meio da disponibilização de insumos, equipamentos, documentações e certificações para acesso ao crédito, cursos de capacitação, assistência técnica, novas tecnologias, entre outras ações.

“Ver a felicidade dos agricultores familiares aqui de Nova Andradina nos motiva a trabalhar ainda mais para fortalecer e dar dignidade a essas famílias que tiram da terra seu sustento”, completa o prefeito Gilberto Garcia.