Acessibilidade
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Limpar Configurações

Visitas periódicas aos agricultores rurais aproximam gestão municipal do setor do agronegócio

Cb image default
Foto_arquivo

O agronegócio é um dos setores que mais cresceram em Nova Andradina nos últimos 3 anos. Isso se deve em grande parte aos inúmeros investimentos na agricultura familiar feitos pelo governo municipal, através da atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, em articulação com outras secretarias municipais.

Porém, a maior aposta da atual gestão municipal para desenvolver o setor foi ouvir os pequenos produtores. Visitas periódicas são realizadas pelo secretário Hernandes Ortiz, técnicos e equipes de profissionais da administração municipal às propriedades rurais, como forma de levantar demandas e, sobretudo, garantir o aumento da produção e o fortalecimento da agricultura familiar. 

Cb image default
Foto_arquivo

“Essa aproximação com os nossos agricultores facilita muito o nosso trabalho, porque conseguimos fazer um raio-x completo das áreas dos assentamentos, com o intuito de conhecer a realidade das famílias, elaborar projetos e fazer investimentos para alcançar melhores resultados. Isso, sem dúvida, tem feito a diferença”, elencou o secretário Ortiz, que periodicamente visita lotes nos assentamentos que receberam apoio e assistência do município.

Na outra ponta, o impulsionamento da produção rural se deve a outros fatores decisivos como o programa de regularização de lotes, com a entrega de mais de 1 mil concessões de uso (CCUs) que garantiram acesso ao crédito e financiamento rurais aos assentados; parcerias com parlamentares e órgãos governamentais (INCRA, Iagro, AGRAER, entre outras) para a aquisição de novos tratores, patrulhas mecanizadas, máquinas pesadas e implementos agrícolas. 

Cb image default
Foto_arquivo

Com os novos maquinários, a Prefeitura desenvolveu o maior programa de manutenção das estradas rurais, que melhoraram as condições das vicinais que ligam o campo à cidade, propiciando um incremento na economia, geração de renda e novos empregos nos setores de serviços e comércio, destacados na abertura de novas casas agropecuárias, sobretudo, no aumento das vendas de implementos nas empresas que já atuavam neste ramo.

Também merecem destaque a disponibilização de assistência técnica, orientação e cursos profissionalizantes oferecidos através dos servidores especializados da Semdi, Senai e outros órgãos parceiros da administração municipal, apoio na aquisição de insumos agrícolas, distribuição de semén da raça girolando, cultivo de forrageiras, plantio de mudas, projetos de preservação de nascentes, além do emprego de novas tecnologias no campo. 

Cb image default
Foto_arquivo