Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

As entregas da cana de açúcar foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e subprefeitura de Nova Casa Verde há cerca de 5 dias.

Cb image default
Foto: João Claudio

A parceria entre prefeitura e Energética Santa Helena está alcançando o seu objetivo de socorrer os pequenos rebanhos leiteiros dos assentamentos Teijin, Casa Verde e São João, castigados pela estiagem dos últimos meses.

Os relatos da Dona Vaneide e do Leonardo, do Vanderlei e da Vera, e do casal formado pela Cleusa e o Neno, são exemplos de que o reforço alimentar chegou em boa hora. Além de evitar a mortalidade de animais, pequenos produtores já comemoram o aumento na produção leiteira.

As entregas da cana de açúcar foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e subprefeitura de Nova Casa Verde há cerca de 5 dias. 

Cb image default
Dona Vaneide e Hernandes Ortiz

“Sai do inferno para entrar no céu. Nossa vida era cortar capim na enxada, na beira do asfalto. Tava desesperada. Essa ração resolveu nosso problema. Além de salvar o nosso gado de morrer de fome, aumentou a produção do leite das vacas”, frisou Leonardo.

“Esses homens têm valor. O que fizeram por nós, só Deus pra pagar. Estava com 2 vacas com falta de ração e o prefeito e o Hernandes estenderam a mão pra nos ajudar. Estamos maravilhados em Deus”, acrescentou Vaneide. 

Cb image default
Vanderlei agradece em nome dos assentados

“Foi emocionante ver os caminhões descarregando na nossa propriedade. As meninas gritaram: a comida da vaquinha chegou. Só Deus para recompensar essa equipe, o prefeito Gilberto Garcia e o secretário Hernandes, que lembraram de nós”, afirmou Vera.

“Em nome dos assentados que receberam essa ajuda eu agradeço muito a atitude do prefeito, do pessoal que dedicou seu tempo e o esforço para nos atender. Comentando com outros assentamentos, até de outros estados, eles acharam fantástica essa ação. A Prefeitura, todos os envolvidos, estão de parabéns”, complementou Vanderlei. 

Cb image default
Dona Cleusa e o esposo Neno

A fé e a gratidão ao governo municipal foram demonstradas no depoimento da Cleusa, do assentamento Teijin. “Eu tava desesperada, rezando e pedindo a Deus, sem saber o que fazer porque nossas vacas estavam passando fome, foi quando me ligaram dizendo que iam trazer a ração de cana. Eu chorei e agradeci a Deus. Chorei de emoção. Agradeço de coração. Salvaram as nossas vacas”. 

Cb image default
Hernandes Ortiz orienta os assentados

O secretário Hernandes Ortiz acompanhou a entrega aos assentados e destacou a importância da compactação da cana no aumento da produtividade do leite. “A orientação é para que o produtor faça a compactação da cana e o armazenamento com lona, isso faz com que a vida útil da ração aumente e, consequentemente, a renda do produtor e fortaleça a economia local”, declarou o responsável pela pasta de meio ambiente e desenvolvimento integrado.