As entregas da cana de açúcar foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e subprefeitura de Nova Casa Verde há cerca de 5 dias.

Foto: João Claudio

A parceria entre prefeitura e Energética Santa Helena está alcançando o seu objetivo de socorrer os pequenos rebanhos leiteiros dos assentamentos Teijin, Casa Verde e São João, castigados pela estiagem dos últimos meses.

Os relatos da Dona Vaneide e do Leonardo, do Vanderlei e da Vera, e do casal formado pela Cleusa e o Neno, são exemplos de que o reforço alimentar chegou em boa hora. Além de evitar a mortalidade de animais, pequenos produtores já comemoram o aumento na produção leiteira.

Dona Vaneide e Hernandes Ortiz

“Sai do inferno para entrar no céu. Nossa vida era cortar capim na enxada, na beira do asfalto. Tava desesperada. Essa ração resolveu nosso problema. Além de salvar o nosso gado de morrer de fome, aumentou a produção do leite das vacas”, frisou Leonardo.

“Esses homens têm valor. O que fizeram por nós, só Deus pra pagar. Estava com 2 vacas com falta de ração e o prefeito e o Hernandes estenderam a mão pra nos ajudar. Estamos maravilhados em Deus”, acrescentou Vaneide.

Vanderlei agradece em nome dos assentados

“Foi emocionante ver os caminhões descarregando na nossa propriedade. As meninas gritaram: a comida da vaquinha chegou. Só Deus para recompensar essa equipe, o prefeito Gilberto Garcia e o secretário Hernandes, que lembraram de nós”, afirmou Vera.

“Em nome dos assentados que receberam essa ajuda eu agradeço muito a atitude do prefeito, do pessoal que dedicou seu tempo e o esforço para nos atender. Comentando com outros assentamentos, até de outros estados, eles acharam fantástica essa ação. A Prefeitura, todos os envolvidos, estão de parabéns”, complementou Vanderlei.

Dona Cleusa e o esposo Neno

A fé e a gratidão ao governo municipal foram demonstradas no depoimento da Cleusa, do assentamento Teijin. “Eu tava desesperada, rezando e pedindo a Deus, sem saber o que fazer porque nossas vacas estavam passando fome, foi quando me ligaram dizendo que iam trazer a ração de cana. Eu chorei e agradeci a Deus. Chorei de emoção. Agradeço de coração. Salvaram as nossas vacas”.

Hernandes Ortiz orienta os assentados

O secretário Hernandes Ortiz acompanhou a entrega aos assentados e destacou a importância da compactação da cana no aumento da produtividade do leite. “A orientação é para que o produtor faça a compactação da cana e o armazenamento com lona, isso faz com que a vida útil da ração aumente e, consequentemente, a renda do produtor e fortaleça a economia local”, declarou o responsável pela pasta de meio ambiente e desenvolvimento integrado.