Eram em torno de 30 toneladas coletadas por mês – hoje, são 38. O aumento é considerado expressivo, mas pode crescer mais com a colaboração da população.

João Cláudio

A Prefeitura de Nova Andradina implantou medidas para modernizar e otimizar a coleta de lixo orgânico e reciclável no município, que resultaram numa melhora na qualidade dos serviços e no aumento considerável da coleta diária.

Entre as principais ações estão a operacionalização do aterro sanitário e a coleta seletiva do lixo reciclável transportado em caminhão baú, serviços estes contratados por meio de licitação, que estão sendo realizados pela TransResíduos Ambiental S/A. O custo mensal para o município é de R$ 209.565,14.

Lixo compactado. Foto/João Cláudio

A tendência é que os números do lixo orgânico permaneçam neste patamar. Porém, a expectativa é ampliar a coleta seletiva, com a colaboração e o engajamento cada vez maior da população.

A estruturação do sistema de gerenciamento, destinação e tratamento dos resíduos coletados de residências e empresas situadas na área urbana faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação federal que obriga os municípios a instituírem o tratamento do lixo.

Lixo em processo de compactação. Foto/João Cláudio

Para cumprir essa determinação, Nova Andradina investiu na construção de um aterro sanitário, com total infraestrutura para dar uma destinação adequada ao lixo as residências e indústrias. Também funciona no local a Associação dos de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Andradina - NOVA LIMPA, responsável pela separação do lixo em parceria com a Trans Resíduos.

Conforme explica o engenheiro ambiental, Marcos Affonso, “os recicláveis são coletados de segunda a sexta-feira, em todos os bairros, obedecendo uma programação semanal. A coleta é feita em caminhão baú por dois coletores contratados pela empresa. Os materiais são encaminhados até a Associação, que se encarrega do processo de separação”, detalha.

Para o prefeito Gilberto Garcia, esse trabalho refletirá no futuro das próximas gerações, bem como no desenvolvimento sustentável da cidade. “Os moradores de outras cidades, que vêm nos visitar, ficam encantados ao verem como a nossa cidade é bonita, mas isso demanda, além das ações do poder público, a colaboração da população, para que possamos manter essas condições de limpeza e organização”, destaca Garcia.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz acredita que as melhorias e a infraestrutura disponibilizada pelo Município, vão estimular, dia a dia, a população a criar o hábito da separação dos resíduos. “Há um trabalho permanente de conscientização que também envolve as escolas, com atividades voltadas à preservação do meio ambiente, o que acaba chegando às famílias”, avalia.

Coleta lixo orgânico. Foto/João Cláudio

Ainda é preciso ter consciência

Contudo, apesar da quantidade expressiva de materiais sendo separados e destinados corretamente pela população, Ortiz faz um alerta: há muitos moradores e empresários que não estão destinando corretamente o lixo, misturando resíduos orgânicos com material reciclável, sendo que após este resíduo estar misturado e destinado para o aterro, o resíduo não passará por outro processo de triagem, indo diretamente para a destinação final. Por isso, é tão importante que a separação seja feita dentro das residências.

Coleta lixo reciclável. Foto/Bruno Seleguim

Outros dois pontos a serem observados:

 estão sendo descartados objetos cortantes e animais mortos junto às lixeiras ou em locais inadequados.

 a população ainda desconhece a programação da coleta seletiva nos bairros ou não deixa os produtos reutilizáveis em sacola/local visível. Este lixo acaba sendo coletado pelos garis da Prefeitura e não poderão ser aproveitados, já que o material é “prensado” junto a outros resíduos orgânicos (como restos de comida, papel higiênico).