Foram entregues equipamentos de proteção individuais (EPIs) e três camisetas para os membros da Associação Nova Limpa

João Cláudio

O governo municipal realizou nesta segunda-feira (25), a entrega de equipamentos de proteção individual e camisetas de manga longa à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Nova Andradina - NOVA LIMPA, responsável pela coleta seletiva municipal.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI), e o Ministério Público, através do promotor Alexandre Rosa Luz, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Nova Andradina.

João Cláudio

De acordo com o secretário Hernandes Ortiz, a equipe da SEMDI elaborou o projeto técnico e, posteriormente, fez o cadastro junto ao site do MP-MS, que liberou os recursos financeiros para a aquisição desses EPIS, por se a secretaria beneficiária de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que irá atender as demandas da Associação.

“Com esses equipamentos, nossos catadores vão trabalhar com mais segurança e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade. Esse serviço, além de gerar lucro pra eles, é de fundamental importância para o município”, disse Hernandes.

João Cláudio

Para o promotor, a iniciativa dará mais dignidade às pessoas e eficiência ao trabalho dos catadores. “O MP tem suas limitações, mas na medida do possível tem dado sua contribuição para melhorar as condições dos trabalhadores. É uma iniciativa tímida, simples, que foi concretizada com o apoio da secretaria municipal”, afirmou.

Alexandre Luz também fez referência há algumas barreiras que precisam ser vencidas para colocar em prática o tratamento de lixo. “A situação não se resolve do dia para noite, mas não se pode desanimar. Com o trabalho de vocês, da secretaria de meio ambiente e do MP, que faz um trabalho de fiscalização e cobrança das autoridades, vamos avançar na resolução deste problema ambiental e de saúde pública”, afirma Alexandre Rosa Luz.

João Cláudio

Já o prefeito Gilberto Garcia destacou a contribuição dos catadores para tornar a cidade mais limpa. “Aqui, encontramos a solução para o problema do descarte irregular do lixo. É muito fácil reclamar da situação, mas fazer algo que transforme essa realidade são poucos que fazem. O benefício não é apenas para a família de vocês, catadores, mas para todas as famílias do município”, avaliou.

João Cláudio

O presidente da Associação, José Geraldo Pereira dos Santos, agradeceu o apoio das autoridades. “Somos em 13 pessoas, a maioria mulheres. O serviço é pesado, insalubre, não é fácil. O que estão fazendo por nós, até hoje, ninguém fez. Estamos mais protegidos e seguros. Agora, estamos na expectativa que o projeto de tratamento do lixo seja colocado em prática porque isso vai aumentar a quantidade de lixo reciclado, gerar mais empregos e melhorar a condição financeira de todos nós”, comentou, esperançoso.

A cerimônia também foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Vailton Sordi (Amarelinho).

Foram entregues:

 36 unidades de óculos escuros de proteção contra luminosidade e contra respingos;

 24 unidades de protetor solar de fator 60, protege contra a ação dos raios uvb e uva na pele;

 24 bonés árabes: proteção para a cabeça e o pescoço;

 15 aventais de raspa: protetor do tronco contra agentes abrasivos, cortantes e escoriantes;

 12 botinas com biqueira: segurança para os pés contra agentes cortantes;

 24 luvas de segurança em vaqueta: proteção para as mãos para agentes cortantes e perfurantes;

 100 respiradores e purificadores de ar para proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos – respirador categoria pff2 com válvula e certificado de aprovação.

 36 camisetas de manga longa - utilizada para proteção dos braços / tronco contra os raios solares, quanto para uniformizar a equipe de coleta seletiva.