Na terceira reunião do ano de 2019, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) iniciaram as discussões sobre a programação da Semana do Meio Ambiente, que acontece na primeira semana de junho.

O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado na tarde de quinta-feira, dia 11. Entre as sugestões para a agenda de programação estão palestras, plantio de mudas em nascentes (projeto iniciado em 2018), coleta de lixo eletrônico e curso para orientação de podas de árvores.

Participaram da reunião os conselheiros, representantes de diversas entidades como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UEMS, FINAN/Universidade Brasil, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e Promotoria de Meio Ambiente.

Outro assunto pautado pelos conselheiros foi a preocupação com o excesso de corte de árvores em áreas urbanas. Para solucionar este problema, o promotor Alexandre Rosa Luz, sugeriu a criação de uma legislação mais completa para coibir e orientar a arborização urbana no município de Nova Andradina. A promotoria também apontou como sugestão para a coleta seletiva a implantação de um Ecoponto para grandes volumes, cuja montagem do projeto deve ser realizada até o mês de agosto.

Na ocasião, o secretário Hernandes Ortiz relatou os projetos desenvolvidos para a recuperação de microbacias no município e informou sobre o andamento da licitação para a gestão do aterro sanitário. Já a subsecretária de meio ambiente e conselheira, Cornelia Nagel anunciou que a Prefeitura de Nova Andradina foi reeleita e terá uma vaga no Comitê da Bacia do Rio Ivinhema.

As reuniões do COMDEMA são abertas ao público geral e acontecem todas as segundas quintas-feiras do mês corrente, às 9h, na Prefeitura de Nova Andradina.