Etapas devem contar com a participação popular, por meio da realização de consultas públicas.

Na noite desta terça-feira, dia 3 de maio, foi realizada uma reunião pública para apresentação de um estudo que irá subsidiar a proposta de enquadramento da microbacia hidrográfica do Córrego do Baile. O estudo atende a critérios técnicos que avaliam a qualidade da água deste importante corpo d’água do município de Nova Andradina, de acordo com os usos que a sociedade pretende realizar no presente e no futuro.

Conduzida por servidores da Gerência de Recursos Hídricos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e membros do Comitê da Bacia do Rio Ivinhema, a reunião foi uma oportunidade para compartilhar informações e estudos sobre a microbacia do Córrego do Baile, que também atinge os territórios dos municípios de Batayporã e Taquarussu, desaguando próximo à foz do Rio Ivinhema junto ao Rio Paraná.

Estiveram presentes, o Gerente de Recurso Hídricos do IMASUL Leonardo Sampaio, Daniela Coelho Marques, representante da FAMASUL, Érico Paredes representante da BIOSUL, Jair Ribeiro, gerente regional da SANESUL, Paulo Lima, representante da Associação de Irrigantes do MS, Fábio Selhorst, representante da OAB, Claudio Furukawa, gerente da COOPASUL, engenheiros florestais, técnicos do município e a comunidade de maneira geral.

O governo municipal esteve representante por Hernandes Ortiz e Cornelia Cristina Nagel, secretário e subsecretária de meio ambiente e desenvolvimento Integrado.

Segundo o secretário Ortiz, trata-se de um estudo importante e complexo, que se baseia no diagnóstico e estabelecimento de metas de qualidade da água a serem alcançadas e mantidas, cujas etapas devem contar com a participação popular, por meio da realização de consultas públicas.

“As contribuições vindas da sociedade serão avaliadas tecnicamente e inseridas no Relatório de Proposta de Enquadramento do córrego, que contém os programas para a sua efetivação, como metas de curto, médio e longo prazos, e respectivos investimentos”.

A empresa Démeter Engenharia foi a responsável pela elaboração e apresentação do estudo técnico para o Enquadramento do Córrego Baile.

A população pode consultar e dar sua contribuição para este planejamento através do link: