Público presente e online conferiu a palestra sobre a operação do aterro sanitário do município e a importância da coleta seletiva, ministrada pelo engenheiro ambiental, Marcos Afonso

A Semana do Meio Ambiente foi encerrada em Nova Andradina com a premiação dos vencedores do 2º Concurso de Vídeo Ambiental, do Concurso de Redação e da gincana ecológica, ações estas realizadas pela Prefeitura de Nova Andradina em parceria com o Rotary Clube Centenário e IFMS e apoio de empresas privadas.

A cerimônia ocorreu na noite desta segunda-feira (06), no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza. Marcaram presença, a secretária de educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki, da subsecretária de meio ambiente, Cornelia Cristina Nagel, secretário de planejamento e administração, Valter Valentim Pinto, vereadoras Cida do Zé Bugre e Gabriela Delgado, coordenadora regional de educação, Silvia Maria dos Santos. As instituições apoiadoras e parceiras foram representadas pelo presidente do Rotary, Bruno Suguita Yasunaka e o gerente da agencia Sicredi, Alberto Ribeiro.

Diretores, coordenadores e alunos das escolas municipais e estaduais, pais e seus familiares também acompanharam as premiações e puderam conferir a palestra sobre a operação do aterro sanitário de Nova Andradina e a importância da coleta seletiva, ministrada pelo engenheiro ambiental, Marcos Afonso, da Transresíduos, empresa responsável pelo gerenciamento do aterro municipal.

O 2º Concurso de Educação Ambiental em vídeo com o tema: “Reciclagem e Sustentabilidade” faz parte das ações do Programa de Coleta Seletiva, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado com apoio da Secretaria Educação, Cultura e Esporte.

Já o Concurso de Redação é uma iniciativa do Rotary Clube Centenário, também chancelado pela Prefeitura, por meio dessas mesmas pastas de governo.

Em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul foi realizada a gincana ecológica, que teve a participação das escolas de Nova Andradina e Nova Casa Verde, tendo como vencedora a Escola Municipal Efantina de Quadros.

““O objetivo é incentivar os estudantes a repensar suas ações em relação à causa ambiental. Essa reflexão é um processo participativo e contínuo de toda a sociedade e os jovens são peças fundamentais na disseminação dessa causa. A mensagem que gostaríamos de deixar é que sejam em pequenas ou grandes atitudes, é possível fazer a diferença e deixar uma marca positiva no meio ambiente”, disse a subsecretária de meio ambiente, Cornélia Nagel, que neste ato representou o prefeito Gilberto Garcia.

Giuliana Masculi parabenizou todos os estudantes e professores pela participação nos concursos e na gincana pelo compromisso com o meio ambiente e pelas excelentes ideias apresentadas – seja no formato de texto escrito ou de vídeo.

“Despertar o olhar das nossas crianças e jovens sobre o modo de viver no meio ambiente, levando a sociedade a refletir sobre a ação humana e os impactos ao ecossistema é algo fundamental. É eles mostraram muita criatividade e conhecimento sobre temas como reciclagem, que fazem parte do currículo escolar e do dia a dia dos nossos alunos”, declarou a secretária de educação.

Veja abaixo a lista dos ganhadores dos concursos

Concurso de redação promovido pelo Rotary:

5° e 4° lugar - troféus de participação patrocinados por Amidos Yama e Nova Roma

5º lugar - Aluna Ludmila Cassimiro de Melo – Escola Estadual Marechal Rondon / professora Elisa Martins Peron

4º lugar – Aluna Raissa Bernadino da Costa da Escola Luiz Carlos Sampaio (Nova Casa Verde) / professora Claudia Kazue Ikeda

3° lugar - 1 tablet doação da BSY Residuos

Aluna vencedora – Julicely Conceição de Moura da Escola Luiz Carlos Sampaio (Nova Casa Verde) / Professora Vilma Marques da Cruz Natal - um copo térmico

2° lugar 1 bicicleta e um troféu doação da Viposa

Aluna vencedora - Karen Beatriz Lima Gonçalves da Escola Nair Palácio / professora Karina Militão Miliato - um copo térmico

1° lugar - - 1 bicicleta oferecida pela Usina Laguna

Aluna vencedora: Natasha Matos Martins da Escola Estadual Nair Palácio / professora Karina Militão Miliato - um copo térmico

Gincana IFMS

Ganhadora: Escola Municipal Efantina de Quadros

Premiação 1° lugar - troféu + uma viagem a ser marcada pelo IFMS, para destino de ecoturismo e contemplação da natureza.

Concurso de Vídeo promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado