Em parceria com Governo de MS, emendas de deputados federais e senadores, Gilberto Garcia anuncia obras de drenagem e pavimentação da rua Dilson Cazaroto, patrulha mecanizada, 20 resfriadores, 10 novos poços artesianos e pavimentação de 60% das ruas do distrito, entre outras melhorias.

João Cláudio

A comunidade do assentamento Teijin comemorou a entrega de uma patrulha mecanizada para uso dos agricultores em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (28), no Retiro do Poço.

João Cláudio

A plataforma de honra de autoridades foi composta pelo prefeito Gilberto Garcia, deputados federais Zeca do PT e Vander Loubet, deputados estaduais João Grandão e Cabo Almi, Sandro Poloni, representante da Agraer, vereador Airton Castro, Osmar Aparecido, representante da direção estadual do MST, Gilson Bonfin, presidente da Cepatec, e o secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz.

Também estiveram presentes, membros da Associação Agrovila Grupo Sol Nascente, lideranças da região, entre outras autoridades municipais.

João Cláudio

Responsável pelo setor municipal de agricultura e desenvolvimento integrado, o secretário Ortiz abriu os discursos destacando a importância da patrulha e equipamentos disponibilizados através da emenda dos deputados federais Vander Loubet e Zeca, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT). “A patrulha traz um alento, facilita a vida e ajudar a melhorar a produção dos agricultores. Desejo um bom uso desses maquinários e que traga felicidade às famílias e melhore a renda das famílias”, ressaltou o gestor.

João Cláudio

Quebrando o protocolo, o prefeito anfitrião, Gilberto Garcia, falou primeiro que os convidados. Ele agradeceu as parcerias efetivadas e reiterou a sua preocupação e responsabilidade com o fortalecimento da agricultura familiar por meio da legalização dos assentamentos, desenvolvimento de projetos de irrigação e a introdução de novas tecnologias no campo.

João Cláudio

Vander, Zeca do PT e governo de MS, muito obrigado pela patrulha, porque isso é fundamental pra nós, pelo foco que temos em fazer esses agricultores produzirem porque vontade de trabalhar eles têm, precisa só de meios e tecnologias”, frisa.

Em seguida, enumerou as ações já realizadas ou em vias de serem concretizadas com apoio da Agraer, Incra e outros órgãos de governo como a entrega de 830 Contratos de Concessão de Uso (CCU) e DAP no Teijin e Santa Olga, que viabilizaram o acesso ao crédito/financiamentos para aquisição de novas tecnologias e equipamentos; a regularização de lotes urbanos e rurais no distrito; cursos de inseminação artificial; parceria em projetos de irrigação nas pequenas propriedades no próprio Teijin.

Antes de encerrar seu pronunciamento, o gestor resgatou os compromissos assumidos com o distrito de Nova Casa Verde e anunciou grandes investimentos com apoio de emendas parlamentares e de articulação com o governo de MS (citados abaixo).

O deputado federal Zeca do PT foi o último a discursar entre as autoridades. Prestando contas do seu trabalho como parlamentar juntamente com o deputado Vander Loubet, em Brasília, anunciou a liberação de emendas para Nova Andradina no valor de R$ 2. 241.280,00 para agricultura familiar, custeio da saúde e investimentos para melhorar a vida das pessoas.

“Sou daqueles que acredito na agricultura familiar, que represento o ideal dos trabalhadores, dos menos favorecidos. Por isso, temos um trabalho dedicado aos assentamentos, aos quilombolas, indígenas, agricultores familiares”, defendeu.

Em Nova Andradina, além dos recursos já liberados, Zeca ainda fez o compromisso de colocar R$ 2 milhões em emendas na AGRAER, para ajudar na titulação dos assentamentos (CCUs) e anunciou recursos carimbados por meio de emendas para fazer um Ginásio de Esporte, com iluminação e praça ao ar livre. “É um local para a práticas de esportes, lazer, cultura e festas sociais”, disse o deputado federal, afirmando que essas emendas em parceria com o deputado Vander devem ser liberadas em 2019.

Todos as autoridades foram presenteadas com doces e outros produtos do cerrado, produzidos pelo pela Associação Agrovila Grupo Sol Nascente da PA Teijin. Nas cestas cocada do cerrado de maracujá e abacaxi, óleo de pequi e castanha de Baru, doce de leite, pão e queijo.

João Cláudio

Investimentos anunciados pelo prefeito Gilberto Garcia beneficiam o Distrito de Nova Casa Verde e assentamentos:

 Obras de drenagem e pavimentação da rua Dilson Casarotto, começam a ser feitas ainda neste semestre. Esse empreendimento foi possível graças a emenda de R$ 1milhão dos deputados Vander Loubet e Dionísio, sendo 500 mil de cada parlamentar. O governador Reinaldo Azambuja dobrou as emendas e teremos um total de R$ 2 milhões para aplicar nesta artéria importante de Nova Casa Verde;

 Emenda carimbada dos senadores Moka e Simone Tebet para 2019, que levará asfato para 60% das ruas de Casa Verde;

 Com recursos da Funasa, construção de 10 novos poços artesianos e operacionalização de mais 5 que já concluídos, mas não funcionam;

 Programa para aquisição de 8 mil toneladas de calcário;

 Patrulha mecanizada para fazer o trabalho terraceador;

 Aquisição de 20 resfriadores, já com recursos liberados através de emendas parlamentares.