Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, ação trouxe palestra e esclareceu dúvidas dos empresários locais

Foto: William Gomes

O Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina (ACINA), promoveu nesta quinta (28), o Dia do Crédito, que teve como finalidade, esclarecer as principais dúvidas dos empresários sobre esse tema. O evento foi realizado no Centro de Convenções e contou com a participação de proprietários de micro e pequenas empresas.

Na data, estiveram presentes sete instituições financeiras (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Santander, Bradesco, Uniprime e Sicoob), que apresentaram os serviços disponíveis no mercado destinados às micro e pequenas empresas. Além disso, os participantes participaram uma palestra com um consultor do Sebrae, que expôs como o empresário deve se preparar para receber o crédito e quais as melhores maneiras de aplicá-lo.

Foto: William Gomes

O empresário Juarez Pinheiro Sidrins, proprietário de uma loja de vidros e decorações, elogiou a iniciativa. “Hoje foi dito tudo aquilo que nós pequenos empresários precisávamos saber sobre crédito e financiamento. A palestra abriu nossa mente, pois não tínhamos conhecimento sobre esses acessos, sempre achávamos que era difícil, mas na verdade, sempre foi só um detalhe. Então, para nós, foi maravilhoso e esperamos que o Sebrae continue nos dando esse apoio”, expôs o empreendedor.

Foto: William Gomes

Para o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Hernandes Ortiz, a palestra vem para desmitificar alguns mitos que existem sobre o crédito e, mostrar para o empresário a possibilidade que ele tem de captação de recursos subsidiados ou recursos com taxas mais acessíveis mesmo eles tendo problemas de inadimplência. “Para Nova Andradina, este é um momento importante, de dar suporte aos nossos empresários, para que possam crescer, pois quando eles prosperam, o município se desenvolvimento. Fico feliz porque o Cidade Empreendedora nasceu e vem dando frutos para atender a nossa população”, comentou o secretário.

Analista de Relacionamento e Negócios do Sebrae/MS, Hítalo Silva, afirmou que a palestra foi muito produtiva e, agregou valor a todos os participantes. “Estamos satisfeitos. Primeiro porque os empresários puderam ter informações sobre como ter acesso aos financiamentos e empréstimos promovidos pelos bancos. Com isso, eles tiveram consciência de que os bancos seguem uma série de regras determinadas pelo sistema financeiro nacional e que, eles enquanto empresas, precisam se preparar para tomar esse crédito”, finalizou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina, Renato Lazarine, destacou a relevância do evento fortalecer o comércio local. “O Dia do Crédito foi muito esclarecedor. Tem detalhes que os empresários não conseguem aprender no dia a dia, com isso, as dúvidas aparecem e a palestra veio para esclarecer essas dúvidas. Eu achei muito importante, vamos correr atrás para que aconteça mais vezes e fazer essa parceria crescer”, destacou o presidente.

Na data, além da palestra, a equipe do Sebrae/MS também entregou ao prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, e à ACINA, uma análise feita pela instituição referente ao crédito no município, o documento traz um perfil que concentra as principais informações sobre a obtenção de recursos na cidade.

O estudo mostra que Nova Andradina teve um volume de crédito concedido equivalente a três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, mostrando que o crédito tem financiado as atividades necessárias para a promoção do desenvolvimento e, para geração de emprego e renda no município.

Outras informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas na Sala do Empreendedor local, situada na Prefeitura, ou por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, através do número 0800 570 0800.