Em reunião na Teijin, secretários municipais Hernandes Ortiz (Saúde) e Juliana Lopes (Semadi), levaram informações sobre as ações de suas pastas e ouviram demandas populares

Ouvir a população rural e compartilhar informações para fazer chegar as políticas públicas em saúde e fomento à agricultura familiar. Este foi o objetivo da reunião que aconteceu na noite desta segunda-feira (22), na casa do casal de assentados do Teijin, Valdeir e Salete e que contou a participação de gestores municipais.

Conduzida pelos secretários Hernandes Ortiz (Saúde) e Juliana Lopes (Desenvolvimento Integrado), a realização do encontro partiu do convite de lideranças do Assentamento Teijin. Abrindo a reunião, o secretário Hernandes compartilhou informes sobre as ações implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde na região de Nova Casa Verde. “Estamos aqui para ouvir e, sobretudo, comunicar a vocês sobre as melhorias que estamos trazendo aqui na região e orientar os moradores sobre como nossas ações podem atender as demandas em saúde do assentamento Teijin”, explica.

Hernandes Ortiz agradeceu ao casal anfitrião e aos produtores José Jusceli Santos (Garganta de Ouro) e Adelar Belo, lideranças comunitárias que fizeram o convite para que os gestores pudessem comparecer à reunião. O secretário discorreu ainda sobre a importância das atualizações das vacinas para garantir a saúde e o bem-estar de todos os moradores, apresentou dados sobre exames, medicações e consultas, demonstrando o compromisso em levar transparência e prestar contas da saúde pública aos assentados.

“É um direito de todos ter acesso a essas informações. Atualmente, o ESF (Estratégia de Saúde da Família) conta com dois médicos e, com planejamento e estudos, estamos trabalhando para adicionar mais um profissional até as 22h e a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Acreditamos que o planejamento estratégico e o trabalho em equipe são essenciais para atender às necessidades da comunidade”, disse Ortiz.

Na secretaria de Desenvolvimento Integrado, Juliana Lopes compartilhou dados importantes sobre a agricultura familiar, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do assentamento. Enfatizou a importância do acesso a crédito rural e assistência técnica especializada para os agricultores familiares, um dos pontos solicitados na reunião.

“Sabemos da importância dos assentamentos para a economia do município e juntos, podemos construir um futuro melhor para as famílias assentadas. Nossa Secretaria sempre esteve e permanecerá de portas abertas para atender as reivindicações do pequeno produtor”, disse a secretária.