Nova Andradina passa a ser a primeira cidade do Estado a tratar seu lixo e recuperar área degradada por descarte inadequado de resíduos

Na manhã desta quarta-feira (10), autoridades do município de Nova Andradina estiveram no Aterro Sanitário para lançar a obra de Recuperação de Área Degradada por descarte inadequado de Resíduos Sólidos (PRADES-RS). A área a ser recuperada fica localizada ao lado do Aterro Sanitário Municipal, na rodovia MS 473 km 07.

Na plataforma de honra do ato de lançamento, recebidos pelo prefeito Gilberto Garcia, fizeram presença o presidente da Câmara, Leandro Fedossi, o vereador líder do prefeito Fábio Zanata; também compuseram o dispositivo a secretária municipal de Desenvolvimento Integrado, Juliana Lopes e os secretários municipais Hernandes Ortiz (Saúde) e Júlio César Castro Marques (Infraestrutura). Como convidados de honra, estiveram presentes o diretor executivo da Universidade Central do Paraguai, Carlos Bernardo e o Gerente da Transresiduos Ambiental S/A, Muriel Pariseotto.

Ao lançar a execução do projeto de recuperação de área degradada por disposição inadequada de resíduos sólidos, Gilberto Garcia celebrou a iniciativa. “Nova Andradina passa a ser a primeira cidade do Estado que, além de possuir um aterro sanitário para tratamento do lixo em operação, passará a recuperar a área atingida pelo depósito inadequado de resíduos, os chamados lixões a céu aberto”, disse.

A obra tem o objetivo de prevenir maiores contaminações do solo e do lençol freático; sua execução faz parte das medidas acertadas por Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério Público Estadual; a obra está licenciada por autorização ambiental emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

A área a ser recuperada, compreende ao tamanho de 9 hectares, que durante 30 anos recebeu mais de 15 mil toneladas de lixo diretamente no solo. O antigo lixão foi desativado em 2019 com o início da operação do Aterro Sanitário, instituído através de Lei Municipal que atende as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) que organiza o modo como o país deve lidar com o “lixo“, exigindo dos setores públicos e privados o gerenciamento de seus resíduos.

Muriel Pariseotto, gerente da Transresíduos, destacou Nova Andradina no cenário nacional nesta matéria ambiental. “Com o tratamento correto de seu lixo, e agora, recuperando áreas que durante décadas foram degradadas pelo descarte inadequado de resíduos, o município de Nova Andradina entra num grupo seleto de cidades que atendem o Plano Nacional de Resíduos Sólidos", destaca.

O valor da obra será de R$ 3.250.577,99, recursos próprios da municipalidade; na execução do projeto, a empresa contratada teve que cumprir uma série de exigências técnicas especificas, para se qualificar na licitação, por se tratar de uma obra complexa e de caráter único. A empresa contratada foi a Transresíduos Ambiental S/A.