Experiência de cooperativas de Nova Andradina e região na área da agricultura atraiu pesquisadores do Canadá, Espanha e dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul

João Cláudio

Contribuir com o desenvolvimento do município apresentando caminhos e ações em prol do cooperativismo e do desenvolvimento do setor do agronegócio. Esta é uma das apostas do governo municipal para fortalecer a economia e promover o desenvolvimento sustentável de Nova Andradina.

Nesta quarta-feira (9), o prefeito Gilberto Garcia recepcionou, no gabinete do Paço Municipal, uma comitiva formada por pesquisadores de universidades do Canadá, Espanha e dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul para debater a temática.

O secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz acompanhou a visita do grupo, formado pelo professor Olivier Fraçois Vilpoux, da Universidade Católica Dom Bosco (MS), Michael Gertler, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, Sylvia Saes, da USP, José-Daniel Gómez López, da Universidade de Alicante, na Espanha.

Os pesquisadores ressaltaram o grande potencial da região para o desenvolvimento de cooperativas rurais e a importância de mostrar experiências nacionais e internacionais que têm transformado as relações de coletividade. Em seguida, convidaram os gestores de Nova Andradina para participar de seminário de cooperativismo e desenvolvimento local, promovido pelo Sebrae, que acontecerá nos dias 11 e 12 de maio, em Dourados.

Citando algumas cooperativas como a Coopasul, CoopaOlga, Cocamar, Coopergrãos, entre outras que que investiram em solo nova-andradinense, o prefeito destacou a importância dessa troca de informações com os pequenos produtores, instituições, estudantes, profissionais e lideranças do segmento da agricultura familiar, convidados a participar deste seminário. “A vinda desses pesquisadores a nossa cidade demonstra a vocação que temos para o desenvolvimento das cooperativas agrícolas. Este seminário é uma oportunidade para nossos agricultores trocarem experiências práticas e conhecimento para melhorar a produtividade”, enfatiza.

Após a audiência com o chefe do poder executivo municipal, o secretário Ortiz acompanhou o grupo em visita técnica nas cooperativas locais, verificando in loco a estrutura e o trabalho realizado.

Programação do seminário

A programação traz palestras como Making Agricultural, ministrada pelo professor Michael Gertler, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá; Ação coletiva e cooperação na agricultura familiar, com a professora Sylvia Saes, da USP; Importância das cooperativas no desenvolvimento rural, com o professor José-Daniel Gómez López, da Universidade de Alicante, na Espanha; além de estudos de caso de cooperativismo e outros temas.