Prefeito participa da 1ª reunião técnica sobre o tema, organizada pela Coopaolga e Associação dos Agricultores Familiares do Santa Olga em parceria com instituições públicas

João Cláudio

Cerca de 60 agricultores familiares de Nova Andradina e outros 5 municípios participaram da 1ª reunião técnica da fruticultura, realizada nesta terça-feira (13), na propriedade de Osmar Castro Lemes, da comunidade Santa Olga, que cultiva abacaxi, pêssego, banana, mamão, maracujá, limão, entre outras frutas.

O “Dia de Campo” foi organizado pela Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares do Assentamento Santa Olga (Coopaolga) e Associação dos Agricultores Familiares do Santa Olga.

João Cláudio

A Prefeitura Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado é parceira nesta ação, juntamente com a AGRAER, Sebrae, Senar, APOMS, Iagro e IFMS.

O prefeito Gilberto Garcia, o secretário Hernandes Ortiz e representantes de todas as instituições parceiras nesta iniciativa participaram da abertura do evento.

“A finalidade deste evento é divulgar experiências que vêm dando certo na nossa região. A produção de frutas nesta propriedade é um bom exemplo. Com o emprego de novas tecnologias, orientação e assistência técnica, incentivo dos órgãos públicos e universidades aqui presentes, além da força do trabalho dos produtores vamos conseguir desenvolver o potencial da fruticultura nas nossas propriedades e assentamentos rurais”, elencou o prefeito.

João Cláudio

Hernandes Ortiz destacou a preocupação do governo municipal em oferecer melhores condições ao homem do campo. “Estamos atuando em diversas frentes, apoiando não só a fruticultura, como o plantio urucum, a pecuária e outros setores por meio da disponibilização de insumos, equipamentos, documentações e certificações para acesso ao crédito, cursos de capacitação, assistência técnica, novas tecnologias, entre outras ações para aumentar a produção e dar dignidade aos agricultores e seus familiares”, frisou o secretário.

Após a abertura, o prefeito percorreu as seis estações montadas no pomar da propriedade, onde os instrutores do Sebrae e Senar deram orientações e orientações práticas sobre técnicas de manejo de solo, escolha de mudas, preparo de correção da fertilidade do solo, plantio e espaçamento das mudas, poda e condução da muda até a produção e adubação inicial de crescimento.

Segundo o engenheiro Marcos Collet, responsável pela assistência técnica aos produtores do setor da fruticultura, a implantação e condução correta do pomar nos três primeiros anos são essenciais para a garantia de plantas sadias e produtivas.

“Tudo começa por uma muda de boa procedência, sadia e de uma variedade adequada ao clima e solo da região. A poda e condução correta desta muda, somadas ao manejo e adubação adequadas do solo também são fundamentais”, garante Marcos.

A reunião foi encerrada com um almoço servido a todos os participantes de Nova Andradina, Ivinhema, Itapira, Angélica, Taquarussu, Batayporã, Dourados e Itaquirai.