Visando aproveitar o potencial para a criação de abelhas, a produção de mel e derivados no município, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, dá o ponta pé inicial ao Programa de Incentivo ao Desenvolvimento da Apicultura e da Meliponicultura com a entrega de materiais apícolas a produtores rurais.

A cerimônia de entrega foi realizada nesta manhã de terça-feira (16), no auditório do Paço Municipal. Na mesa de autoridades, o prefeito Gilberto Garcia, a primeira-dama Joana Darc, vereadora Gabriela Delgado e a secretária da pasta responsável pela coordenação desta ação, Juliana Lopes. Também estiveram presentes na solenidade as vereadoras Marcia Lobo e Cida do Zé Bugre, vereador Arion Aislan e secretários municipais.

Antes dos discursos, o prefeito assinou, simbolicamente, o Termo de Doação dos Materiais a produtora Maria Aparecida Nogueira de Oliveira. Em seguida, todos os 21 produtores contemplados receberam os materiais.

De acordo com a secretária Juliana, este projeto idealizado pelo prefeito Gilberto começou a ser pensado em 2017, com a objetivo de ampliar a produção de mel, contribuir para a preservação ambiental, maior diversidade de produtos e uma fonte de renda extra para o agricultor rural. “Foi um longo caminho até conseguirmos implantar este programa de incentivo a agricultura familiar. Mais uma ação que foi possível com o apoio dos vereadores, que aprovaram a lei, e a parceria do Senar, responsável pela assistência técnica e gerencial aos produtores”, explica.

Hoje, a produção de mel em Nova Andradina é de 9300 kg, segundo dados do IBGE 2020. A meta é superar esses números. Se isso ocorrer, o prefeito Gilberto Garcia assumiu o compromisso com os produtores locais de ampliar o projeto nos próximos dois anos.

“Entregamos este primeiro lote, mas se houver interesse e as metas de produção forem cumpridas, podem contar com o município para a aquisição de mais materiais. Além disso, o governo do estado sinalizou com a parceria para construção um laboratório para industrialização e beneficiamento do mel”, anunciou o chefe do executivo municipal. E, em seguida, lançou um novo desafio: “Quem conseguir produzir maior quantidade de mel, vou adquirir 20 kg e distribuir aos servidores. Quero um mel de qualidade, assim vamos vender toda a produção”, encerrou.

Nelson Dan é um dos produtores beneficiados.

Produtores contemplados e valores investidos no Programa

Nesse primeiro momento, 21 produtores fizeram adesão ao programa ao preencher as inscrições na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado entre os dias 19 de julho e 05 de agosto. Todos cumpriram requisitos, previstos na Lei 1.687, de 5 de julho de 2022, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

Entre esses requisitos estão: ser proprietários ou possuidores de imóveis de até 4 módulos fiscais dentro dos limites territoriais do município de Nova Andradina e que pertença ao regime de agricultura familiar e associações; apresentar Certidão Negativa de Débitos Municipais e possuir capacitação na área de apicultura.

Para a execução deste programa, governo municipal investiu R$ 50.550,00, sendo adquiridas 30 vestimentas apícolas ao custo unitário de R$ 325,00, totalizando R$ 9.750,00, além de 120 colmeias, contendo um ninho e duas melgueiras, no valor de R$ 340,00 cada. Cada produtor recebeu 4 colmeias contendo um ninho e duas melgueiras.