Em cerimônia realizada nesta manhã (6), a Prefeitura Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semadi), inaugurou a Estação de Trabalho, consolidando a transformação do Viveiro Municipal na maior maternidade verde de Nova Andradina.
O espaço conta com uma área total de 150 metros quadrados, sendo 110 metros de área coberta para o desenvolvimento de palestras de educação ambiental para os estudantes que visitam este local, além de banheiro, refeitório e área de depósito de materiais, que serão utilizados pelos servidores municipais.
Seguindo os protocolos de segurança e de saúde, de distanciamento social e uso de máscaras, a solenidade foi prestigiada apenas por autoridades municipais.
Nas palavras do secretário Hernandes Ortiz, no início de 2017, foram identificados alguns gargalos e deficiências que, ao longo dos últimos 3 anos, foram corrigidos. Entre os investimentos feitos pela gestão municipal estão a implantação de sistema de irrigação automatizado, ampliação das estufas, plantio de mudas de capiaçu para os produtores rurais e o desenvolvimento de palestras de educação ambiental.
O último projeto executado foi a construção da Estação de Trabalho, viabilizado com recursos do Fundo do Meio Ambiente, aprovados pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente. “Por anos, eles tinham apenas um pequeno casebre, sem banheiro e sem as mínimas condições de trabalho. Esse novo espaço oferece maior dignidade aos nossos servidores e também aos visitantes, pessoas da comunidade que vêm em busca de mudas, e estudantes, que participam de ações de educação ambiental realizadas durante o ano”, comenta o titular da Semadi.
O prefeito Gilberto Garcia parabenizou a equipe de profissionais envolvida no processo de produção de mudas do Viveiro Municipal e ressaltou a importância deste trabalho para a preservação do meio ambiente.
“A arborização de áreas urbanas e rurais deixa nossa cidade mais bonita, com um clima mais agradável e uma sombra que serve, muitas vezes, para reunir as famílias e socializar com nossos amigos e vizinhos. E tudo isso começa dentro do Viveiro Municipal, que cuida para que as sementes e as mudas de árvores estejam prontas para distribuir à população”, declarou o prefeito.
E reiterou: “Agora temos um espaço digno para nossos servidores e para a comunidade para falar sobre plantio de mudas e sustentabilidade ambiental. Somos parceiros do meio ambiente”.
Ao final da cerimônia, as autoridades efetuaram o descerramento da placa inaugural. Em seguida, foi realizado o plantio de uma muda de “pau de rosas”, árvore do cerrado brasileiro que ainda não estava disponível no Viveiro Municipal.
Esta muda é uma doação do comandante do Corpo de Bombeiros, Major Pablo, em retribuição as mudas anteriormente doadas pela Semadi à corporação militar e, em contribuição ao meio ambiente.
A espécie pau de rosas está em extinção devido a ação de madeireiros. É uma arvore cujas flores são melíferas, ou seja, atrai agentes polinizadores (abelhas e insetos).