Nesta quinta-feira (9), um importante evento marcou a entrega de Contratos de Concessão de Uso (CCUs) e títulos definitivos para os produtores dos assentamentos Casa Verde, São João e Teijin. O ato foi realizado na Escola Municipal Luiz Cláudio Josué, em Nova Casa Verde.
Essa ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (SEMDI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso do Sul (INCRA/MS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).
Uma iniciativa que garantiu aos assentados a segurança jurídica sobre suas terras, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar na região. O prefeito Gilberto Garcia destacou a relevância do ato, afirmando que a regularização fundiária é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável das famílias rurais e para a promoção da justiça social.
“Estamos otimizando nossos esforços para atender às necessidades dos agricultores familiares, e comprometidos em resolver as pendências existentes para avançarmos na implementação de ações que melhorem a qualidade de vida dessas famílias”, acrescentou o Chefe do Executivo.
O Superintendente Regional do INCRA, Paulo Roberto da Silva, ressaltou que a entrega dos CCUs e títulos definitivos representa um avanço significativo para os produtores rurais da região. “O alinhamento institucional que tem sido estabelecido entre o Governo Federal, Incra, MDA com o Governo do Estado tem sido muito importante para que possamos avançar nas questões que afetam diretamente a vida dos agricultores familiares em nosso estado. Reconhecemos que sozinho eu não estaria entregando esses documentos e assumindo uma série de compromissos para resolver as pendências que estão sob a atribuição do Incra. É preciso unir esforços para alcançar resultados significativos”, afirmou.
O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo a superintendente regional do MDA, Marina Nunes Viana; o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman; o secretário executivo de Agricultura Familiar e Povos Originários, Humberto de Mello Pereira, no ato representando o governador Eduardo Riedel. Foi reforçado ainda pela primeira-dama Joana Darc, pelos secretários municipais Juliana Lopes (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), Júlio César (Infraestrutura), Hernandes Ortiz (Saúde) e Delma Prado (Cidadania e Assistência Social); e pelos vereadores Fábio Zanatta e Josenildo Ceará.
Além da significativa entrega de contratos e títulos, o evento também foi marcado pelo importante ato de posse de Adelar Belo como coordenador da Sala de Cidadania. Essa nomeação reforça o compromisso com a promoção da cidadania e a inclusão social na região, demonstrando o empenho das autoridades em fortalecer a agricultura familiar e garantir um futuro mais promissor para as famílias que vivem e trabalham na zona rural de Nova Andradina.