No último dia 15 deste mês, Nova Andradina participou do “II Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso do Sul”, evento promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e pelo Ministério Público do Trabalho no MS, com apoio do Movimento Nacional Eu Sou Catador de Materiais Recicláveis (MESC), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
Com a reunião de autoridades do Judiciário, profissionais do meio acadêmico, ativistas da defesa do meio ambiente e lideranças comunitárias que atuam na reciclagem e gestão de cooperativas de catadores de recicláveis, Nova Andradina esteve representada pela engenheira ambiental da Prefeitura, Naiara Almeida e dos representantes da Associação de Catadores de Recicláveis de Nova Andradina, Paulo Sérgio Gonçalves e Crislaine Areco de Souza.
Durante os debates e palestras discorridos na programação, foram apresentados os obstáculos, desafios e experiências da atividade do setor. Os representantes de Nova Andradina tiveram a oportunidade de expor a realidade local, destacando a parceria entre prefeitura e associação de catadores que tem apresentado avanços, ainda que gradativos.
Naiara destacou que o evento foi uma oportunidade para compartilhar ideias e dar visibilidade e importância ao trabalho dos catadores. "Foi um momento de grande valia para todos nós participantes, sejam os próprios catadores, sejam os profissionais que trabalham no suporte da atuação das associações e cooperativas. Além do poder público, este apoio tem de ser dado também pela sociedade em geral", destaca a servidora da Prefeitura de Nova Andradina.
Mesas e palestras
A Mesa 1 deu início à programação do evento e expôs o tema “Logística reversa e apoio aos catadores”. A palestra foi ministrada pela Diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thais Barbosa de Azambuja Caramori; e pela Coordenadora de Organizações de Catadores na EuReciclo, Allana Cardoso Bittencourt.
O tema “Operação e gestão de cooperativas e associações de catadores – requisitos mínimos e boas práticas” foi abordado na Mesa 2. Discorreram sobre o assunto a Presidente da Atmaras/MS, Gilda Macedo; e os representantes do MNCR e MESC, Fagner Antônio Jandrey e Cleusimar Alves de Andrade, respectivamente.
À tarde, o evento teve continuidade com a Mesa 3 sobre “Contratação das Cooperativas e Associações pelo Poder Público Municipal – necessidade e boas práticas”. A palestra foi ministrada pelo Secretário de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Canteiro; pelo Diretor da Central de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Pimenta Bueno, Marcelo Teixeira Portella; e pela representante da Divisão de Ação Ambiental da Itaipu Binacional, Leilane Soares Pereira.
Em seguida, a Mesa 4 abordou sobre a “Atuação das cooperativas e associações na temática dos grandes geradores”. Discorreram sobre o tema o Gerente de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Heltton Alves Guimarães; os representantes do MESC e MNCR, Lindaci Soares, Aline Souza da Silva e Fagner Antônio Jandrey; e o Diretor-Presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (Conatrec), Telines Basílio do Nascimento Júnior.
A palestra sobre “Discussão de casos em MS” fez parte da Mesa 5. O tema foi apresentado pelo Diretor de Operações do Instituto Recicleiros, Rafael Henrique Siqueira Rodrigues; pelo Gerente de Coprocessamento Global da InterCement Brasil, Cristiano Ferreira; e pelo Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Celso Ramos Régis.