Primeira Conferência Estadual da Agricultura Familiar acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, no salão do Conviver

Nova Andradina sedia nesta sexta-feira (19), a primeira Conferência Regional da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul. O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria-executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

A Conferência em Nova Andradina acontece durante toda a sexta-feira no Centro de Convivência do Idoso "Aparecida Mourão", do Projeto Conviver, na Rua da Saudade, número 126, no bairro Capilé. O encontro irá reunir agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos originários e entidades representativas desses segmentos nos municípios de Anaurilândia, Bataguassu, Bataiporã, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu, Angélica, Nova Andradina e Deodápolis.

A agricultura familiar tem papel fundamental no fornecimento de alimentos aos lares sul-mato-grossenses. Estudos apontam que aproximadamente 70% dos produtos que chegam às mesas dos brasileiros (arroz, feijão, leite, farinha, hortifrutigranjeiros), sejam produzidos pela agricultura familiar.

MS realiza 14 encontros regionais

O evento será o primeiro de uma série de 14 encontros que serão realizados entre os meses de maio e junho a de 2023, para debater as demandas prioritárias para a agricultura familiar sul-mato-grossense, ouvindo os atores sociais envolvidos na construção de políticas públicas para a elaboração do plano plurianual do Governo do Estado.

Dentre os temas, serão debatidos a regularização fundiária, o acesso aos fomentos e créditos rurais, a ampliação e participação efetiva dos pequenos produtores, de povos originários e de comunidades tradicionais nos programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).