Parceria entre o INCRA e a Prefeitura de Nova Andradina, através da Sala da Cidadania em Nova Casa Verde, agiliza a liberação de documentos fundamentais para o assentado.

Foto: João Cláudio

As famílias do Assentamento São João, localizado na divisa do município de Nova Andradina com Nova Alvorada do Sul, celebraram na manhã desta sexta-feira, 2 de setembro, a entrega de 98 Contratos de Concessão de Uso, documento que garante emancipação e autonomia do assentado da reforma agrária, que possibilita às famílias o acesso ao crédito bancário para o fomento da produção rural.

A administração municipal trabalha conjuntamente com INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) por meio de Acordo de Cooperação Técnica, que permite a SEMADI atuar no distrito de Nova Casa Verde, na Sala de Cidadania, em apoio, atualização, recebimento e entrega de documentos, que facilita os parceleiros de terra na resolução de problemas de ordem burocrática.

A solenidade, realizada no centro comunitário do Assentamento, distante a 100 km da sede do município, foi prestigiada pelas presenças do prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira-dama Joana Darc, da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado Juliana Lopes, do vereador João Dan, representando no ato a Câmara de Vereadores e do superintendente do Incra-MS Humberto Maciel e servidores do Incra e prefeitura de Nova Andradina.

Foto: João Cláudio

As falas das autoridades destacaram a importância destas conquistas para a vida do assentado e para o aumento da renda através do fomento à produção através do Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf. Gilberto Garcia apontou que a entrega dos Contratos de Concessão de Uso dos lotes é resultado do esforço conjunto entre administração municipal e o INCRA que permite a SEMADI atuar no distrito de Nova Casa Verde, na Sala de Cidadania, em apoio, atualização, recebimento e entrega de documentos, assim facilitando o caminho das famílias assentadas do município na busca de benefícios.

“Quase 1.300 famílias assentadas do município Andradina já foram beneficiadas por esta parceria. Agradeço o trabalho do superintendente do INCRA Humberto Maciel, que em conjunto com a nossa Sala de Cidadania, faz do nosso município uma referência na resolução de problemas agrários para todo o país. Abre a oportunidade para o pequeno produtor possa comercializar na merenda escolar, ter acesso ao crédito e outros programas de apoio à agricultura familiar”, comemorou Gilberto Garcia, parabenizando o trabalho dos servidores públicos e os agricultores familiares pela conquista durante sua fala aos presentes no ato.