45 concluíram os cursos de assistente administrativo, assistente de produção e assistente de recursos humanos ministrados pelo SENAI Nova Andradina em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina

João Cláudio

A Prefeitura de Nova Andradina e a Agência Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) local receberam convidados, instrutores, funcionários, alunos e familiares para a cerimônia de certificação dos concluintes do 4º trimestre de 2017 dos cursos de assistente administrativo, assistente de produção e assistente de recursos humanos.

A solenidade ocorreu no auditório do Paço Municipal, na última quarta-feira, 2 de maio. Grande parceiro nesta iniciativa, o governo municipal, esteve representado pelo prefeito Gilberto Garcia, o secretário de educação, Fabio Zanata, e o gerente de indústria, comercio e turismo, André Vicente Delgado, neste ato representando o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz.

João Cláudio

Pelo Senai, estiveram presentes o gerente do CETEC Senai Naviraí, Rodrigo Bastos de Melo, a coordenadora pedagógica, Leiliane Belmonte, secretária escolar Kamyle Zanellato Braz Rocha, as instrutoras Marcela Aparecida e Daiane de Freitas. A primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia integrou a mesa de autoridades como autoridade do poder legislativo.

Primeiro a discursar, Rodrigo Bastos de Melo, destacou o grande empenho da atual administração em qualificar a mão-de-obra, propiciando a vinda de novas empresas para o município e também a necessidade da formação profissional continua. “O mundo é muito competitivo, seletivo. Sem qualificação é difícil conquistar um lugar no mercado de trabalho. A capacitação e o conhecimento são permanentes. Vocês deram o primeiro passo, mas não podem parar. O desenvolvimento de Nova Andradina passa por vocês, porque as empresas só demonstram interesse de instalar-se num município quando sabem que podem contar com trabalhadores qualificado”, analisa o gerente do CETEC Senai Naviraí.

João Cláudio

Em seguida, Melo afirmou que a grande missão do Senai é levar inovação, tecnologia e qualificação profissional. “Somos um instrumento para que consigam gerar oportunidades e isso depende de cada um. Com seu esforço chegaram aqui e alguns já estão empregados, atuando na área. No entanto, não podem parar. O Senai tem cursos de aperfeiçoamento e especialização gratuitos, para atender a demanda do município e da região.

Em poucas palavras, Fábio Zanata deu sua mensagem. Segundo o secretário, “sonhos não existem apenas para serem sonhados, precisar ser realizados e isso só acontece por meio do esforço e da dedicação. Os obstáculos existem para serem superados, continuem em busca do conhecimento, se atualizem porque certamente colherão bons frutos”, disse o gestor municipal da educação.

Falando basicamente para uma plateia formada por jovens, o prefeito Gilberto Garcia deu um depoimento pessoal. Ele relembrou o tempo em que concluiu o curso técnico em contabilidade e, com essa formação, conquistou um emprego melhor. Porém, não se deu por satisfeito e, mais tarde, cursou a faculdade de administração de empresas. “Eu sempre tive a vontade do saber, de lutar por um futuro melhor. Valeu a pena. Abri uma empresa, consegui construí minha vida, cuidar da minha família”, contou orgulhoso.

João Cláudio

Como chefe do poder executivo municipal, Gilberto Garcia afirmou que sua preocupação é preparar a juventude para o mercado de trabalho. Parafraseando a música de Geraldo Vandré, o prefeito disse: “Vocês estão fazendo a hora, buscando informação, não esperando as coisas acontecerem. Nova Andradina é um grande centro universitário. É difícil estudar, sim, mas vocês deram um grande passo. Estejam preparados, incentivem seus parentes e amigos a fazerem cursos profissionalizantes, buscarem formação profissional. A Prefeitura vai continuar investindo neste setor, pois o patrimônio intelectual ninguém nos tira”.

Antes da entrega oficial dos certificados aos 45 formandos e encerramento da solenidade, o aluno Jair de Carvalho Júnior, prestou juramento em nome das turmas concluintes. O ato simbolizou o comprometimento dos alunos no exercício da nova profissão, sob a égide da ética e do respeito às leis, à natureza e à humanidade.