Investimento da Funasa é de R$ 3,8 milhões para perfuração de 10 novos poços, ativação de 6 poços que estavam abandonados e adequação de outros 29 existentes

Foto: William Gomes

O prefeito Gilberto Garcia e o secretário da Semdi (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), Hernandes Ortiz, vistoriaram as obras de perfuração de poços artesianos no assentamento Teijin na tarde desta quinta-feira (09). Os vereadores Vailton Sordi (Amarelinho) e Airton Castro também acompanharam os gestores municipais na fiscalização dos serviços.

Até o momento, a empresa contratada para fazer os serviços já concluiu a perfuração de 5 poços e um reservatório. Segundo informações do geólogo João Gabriel Lima de Almeida, da Macro Engenharia, responsável pelos testes de bombeamento e entrega do relatório final de qualidade e eficiência dos poços, todos as unidades perfuradas têm cerca de 120 metros de profundidade e capacidade de produzir 18 mil litros de água por hora.

Foto: William Gomes

LNo total, serão instalados 10 novos poços artesianos, além da ativação de 6 poços que estavam abandonados, adequação no funcionamento de outros 29 poços já existentes no assentamento Teijin, São João e Santa Olga. Os serviços englobam a instalação de equipamentos como 16 reservatórios, bombas, redutores, reservação e cloração da água, padrão de energia.

A moradora do lote 787 do Teijin, Paula Gaveda, é uma das beneficiadas com essas melhorias. “O poço antigo atendia 50 famílias, não era suficiente. Muitas vezes, a gente ficava sem água. Este poço veio para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. Tenho que agradecer o prefeito Gilberto Garcia. Ele é um prefeito do povo, tá ajudando muito o pessoal do 17 de abril. Eu acredito que ele seja um bom prefeito pra nós”, disse a agricultora rural.

Foto: William Gomes

Para o secretário Hernandes Ortiz, a instalação do sistema de água nos assentamentos está revolucionando as políticas de desenvolvimento rural e proporcionando qualidade de vida aos moradores. “Investir nos assentamentos é uma das prioridades do governo municipal. Somente no Teijin são 29 mil hectares, 1.128 famílias. Então, a implantação do sistema de água vai mudar a vida da população que vive no campo pra melhor”, comemorou o gestor.

Em contato direto com as famílias que vivem nessa região, Gilberto disse que a administração vai continuar aplicando recursos na agricultura familiar. “Com o apoio de instituições como a Funasa e o Incra, vamos prosseguir investindo forte em máquinas e implementos agrícolas, cursos de qualificação técnica, consultoria e assistência ao pequeno produtor. Esse é o nosso compromisso, é a nossa missão como prefeito: melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declarou o chefe do poder executivo municipal.

A previsão é que o serviço seja concluído em até 60 dias.