Fecularia Yama irá disponibilizar massa de mandioca para tratar os animais que estão passado fome. Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado será a responsável pelo transporte dos suplementos até os lotes.

Para socorrer os pequenos rebanhos atingidos pela forte estiagem, o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento integrado (Semdi), Hernandes Ortiz, esteve nesta manhã de quinta-feira (13) em reunião com a diretoria da Fecularia Yama, para alinhar uma parceria importante em benefício dos agricultores familiares de Nova Andradina.

O acordo estabelecido entre o governo municipal com o diretor geral da empresa, Maurício Yamakawa, prevê a destinação de um grande volume de massa de mandioca para tratar os animais que estão passando fome nos assentamentos de Nova Andradina e Nova Casa Verde. A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, fica responsável pelo transporte dos suplementos até os lotes atendidos.

Esta é a segunda parceria firmada com empresas particulares da região com o propósito de socorrer os pequenos rebanhos, mantendo os animais vivos e saudáveis.

De acordo com Ortiz, a estiagem foi muito prolongada do ano passado pra cá, as chuvas estão escassas e muitos assentados estão perdendo gado por falta de alimento.

“A massa de mandioca é um subproduto da fecularia, que serve de ração para o rebanho bovino. Então, a Prefeitura se prontificou a retirar e transportar essa massa da empresa até os assentamentos, para socorrer o rebanho que ainda sofre com a estiagem. A reunião serviu para alinhar essa estratégia e atender um maior número possível de agricultores familiares”, declarou o gestor.

Os interessados devem procurar a Semdi, localizada no Paço Municipal, e fazer o seu cadastro. O produtor recolhe uma taxa para o transporte e pode receber o suplemento no seu lote.

Certificação de produtores para produção de mandioca orgânica para a fecularia Yamakawa

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado é responsável pela auditoria em pequenas propriedades rurais para obtenção de certificação ou habilitação para a venda de mandioca orgânica à Fecularia Yamakawa.

Na data de ontem (13), o secretário Hernandes fez a entrega de uma declaração de 3 áreas de pastagem que passaram por auditoria recentemente e comprovaram estar livres de produtos químicos agrotóxicos nos últimos dois anos sendo, portanto, certificadas para o plantio/ produção de mandioca orgânica que será destinada à empresa.